Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23651
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dc.contributor.advisorPrada, Marília-
dc.contributor.advisorSimão, Cláudia-
dc.contributor.authorAlves, Margarida da Cunha Oliveira do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-12-06T14:43:11Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationAlves, M. da C. O. do N. (2021). Diz-me com quem andas, dir-te-ei o que comes: o papel moderador da necessidade de afiliação aos pares no impacto das normas sociais no consumo de açúcar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23651pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23651-
dc.description.abstractNos últimos anos, o consumo elevado de açúcar tem sido alvo de bastante preocupação. Estudos anteriores demonstram que este pode ser influenciado pelas normas sociais (i.e., perceções do que é o comportamento típico ou aprovado). O desejo de ter aprovação social e fazer parte de um grupo (i.e., necessidade de afiliação) pode modelar o comportamento alimentar, ou seja, este desejo de pertencer ao grupo fará com que as pessoas tentem reproduzir o comportamento dos outros. Este trabalho tem como objetivos analisar o impacto de normas sociais descritivas e injuntivas de pares no consumo de açúcar, e investigar o efeito moderador da necessidade de afiliação aos pares e autoconceito social na conformidade com tais normas. Com um total de 241 participantes (MIdade = 22.99; 88% mulheres), realizámos um estudo no qual os participantes foram expostos a mensagens de normas sociais, distribuídos por três condições (norma injuntiva, norma descrita, controlo), e avaliado o seu impacto na intenção de reduzir o consumo de açúcar. Foram avaliadas a necessidade de afiliação aos pares e o autoconceito social. Ainda que as mensagens da redução de consumo de açúcar tenham sido percebidas como relevantes e credíveis, não se verificou o impacto esperado na intenção de redução do consumo de açúcar. Os resultados também não confirmaram o efeito moderador da necessidade de afiliação e autoconceito social. Esta investigação contribui para uma melhor compreensão das intervenções com normas sociais, explorando a potencialidade da necessidade de afiliação e autoconceito social como variáveis que afetem o impacto das normas sociais.por
dc.description.abstractIn recent years, the high consumption of sugar has been the subject of considerable concern. Previous studies demonstrate that this can be influenced by social norms (i.e., perceptions of what is typical or approved behavior). The desire to have social approval and to be part of a group (i.e., need for affiliation) can shape eating behavior, that is, this desire to belong to the group will make people try to reproduce the behavior of others. This paper aims to analyze the impact of descriptive and injunctive peer social norms on sugar consumption, and to investigate the moderating effect of the need for peer affiliation and social self-concept in complying with such norms. With a total of 241 participants (MAge = 22.99; 88% women), we carried out a study in which participants were exposed to social norms messages, distributed over three conditions (injunctive norm, descriptive norm, control), and evaluated their impact in the intention of reducing sugar consumption. The need for affiliation with peers and social self-concept were assessed. Although the messages of reducing sugar consumption were perceived as relevant and credible, the expected impact on the intention to reduce sugar consumption was not verified. The results also did not confirm the moderating effect of the need for affiliation and social self-concept. This investigation contributes to a better understanding of interventions with social norms, exploring the potential of the need for affiliation and social self-concept as variables that affect the impact of social norms.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectNormas sociaispor
dc.subjectConsumo de açúcarpor
dc.subjectAutoconceito -- Self-conceptpor
dc.subjectComportamento alimentarpor
dc.subjectJovens adultospor
dc.subjectAfiliação aos parespor
dc.subjectsocial normspor
dc.subjectSugar intakepor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.subjectEating behaviorpor
dc.subjectYoung adultspor
dc.subjectPeer affiliationpor
dc.titleDiz-me com quem andas, dir-te-ei o que comes: o papel moderador da necessidade de afiliação aos pares no impacto das normas sociais no consumo de açúcarpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202802744por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social da Saúdepor
dc.date.embargo2023-11-30-
dc.subject.apa3000-
dc.subject.apa3920-
dc.subject.apa3365-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
dc.subject.apa13300 Health, mental health treatment and prevention-
dc.subject.apa13900 Consumer psychology-
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