Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23569
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorSantos, Filipe Bettencourt Isabelinha Valério dos-
dc.date.accessioned2021-11-22T13:57:28Z-
dc.date.available2021-11-22T13:57:28Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.date.submitted2021-04-
dc.identifier.citationSantos, F. B. I. V. dos. (2021). The influence of strategic factors on export performance in wine sector [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23569pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23569-
dc.description.abstractPrior research shown that export performance has always been a central topic in international business. There are three main theoretical approaches used in export performance studies: the structure-conduct-performance approach, the resource-based view and dynamic capabilities approach and the relational or behavior perspective. Based on these theories we created an approach to identify which are the most important factors that influence export performance, dividing export performance into noneconomic and economic performance and how they connect with the relationship capabilities and internal and external factors. This study, based on a sample of 93 Portuguese wine producers, develops and tests, using structural equation modelling (SEM), specifically the partial least squares method (PLS), a conceptual model of the influence of internal factors, external factors and partner relationship capabilities in export performance. Results indicate that internal factors and partner relationships have an impact in the firm’s noneconomic performance which influences economic performance. It is also shown by the results that external factors doesn´t affect the noneconomic performance neither the economic performance. Moreover, the results show the moderation effect of the noneconomic variable. Internal factors and relationship capabilities have an impact in economic performance throw the mediation effect of noneconomic performance. Overall, firms’ internal factors and relationships capabilities are crucial to achieve a better export performance for Portuguese wine companies.por
dc.description.abstractEstudos anteriores mostram que o desempenho de exportação é um tópico central no tema de Negócios Internacionais. Existem três teorias fundamentais abordadas nos artigos sobre desempenho de exportação: a teoria do structure-conduct-performance, o resource-based view e dynamic capabilities e a perspectiva comportamental e relacional com parceiros. Com base nestas três teorias desenvolvemos um modelo conceptual, onde identificamos quais são os fatores fundamentais que mais têm influência no desempenho das exportações. Para isso, dividimos o desempenho de exportação em desempenho não-económico e desempenho económico e interligámos estas variáveis com os fatores internos e externos da empresa e as suas capacidades de relacionamento com parceiros. Para a realização deste estudo, usámos uma amostra de 93 empresas de vinho portuguesas, onde a testamos usando equações de modelação estrutural, mais especificamente o método PLS. Os resultados demonstraram que os fatores internos e a capacidade de relacionamento com parceiros, contrariamente aos fatores externos, apresentaram uma influência significativa no desempenho não-económico, que por sua vez influência o desempenho económico. Os resultados mostram também o efeito mediador do desempenho não económico. Os fatores internos e a capacidade de relacionamento têm influência indireta no desempenho económico através do efeito mediador do desempenho não económico de exportação. Podemos então afirmar que os fatores internos e a capacidade de relacionamento têm influência no desempenho geral de exportações nas empresas de vinho portuguesas.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExport performancepor
dc.subjectPartner relationship capabilitiespor
dc.subjectFirms’ internal characteristicspor
dc.subjectFirms’ external characteristicspor
dc.subjectEconomic performancepor
dc.subjectNoneconomic performancepor
dc.subjectDesempenho de exportaçãopor
dc.subjectCaracterísticas internas das empresaspor
dc.subjectCaracterísticas externas das empresaspor
dc.subjectCapacidade de relacionamento com parceirospor
dc.subjectDesempenho económicopor
dc.subjectDesempenho não económicopor
dc.titleThe influence of strategic factors on export performance in wine sectorpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202791262por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.subject.jelM16-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_filipe_valerio_santos.pdf596,98 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.