Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23565
Autoria: Anjos, Maria Matilde Venâncio dos
Orientação: Borges, Vera
Data: 15-Nov-2021
Título próprio: Geração Amílcar: A criação e produção teatral na “Paralelo 20”
Referência bibliográfica: Anjos, M. M. V. dos. (2021). Geração Amílcar: A criação e produção teatral na “Paralelo 20” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23565
Palavras-chave: Teatro
Cultura -- Culture
Projeto teatral
Paralelo 20
Produção -- Production
Theater
Resumo: Este relatório de projeto foi desenvolvido sob o olhar critico de uma observadora participante, dentro de uma organização teatral, exercendo funções enquanto assistente da direção artística. O desenvolvimento do projeto passa pelo acompanhamento das equipas artísticas, técnicas, de produção e administrativas, que constituem a “Paralelo 20”. Estas equipas exercem funções que vão desde a gestão quotidiana, à manutenção legal de uma entidade, passando pela criação artística do espetáculo. A possibilidade que tive de ser uma voz ativa e participante dentro deste grupo é aqui relatada na primeira pessoa. O percurso que fiz passou pela observação daqueles que trabalham nas áreas mais pragmáticas, que se ligam com unidades curriculares do mestrado em Estudos e Gestão da Cultura, como “Contabilidade e Finanças para Organizações Culturais” ou “Marketing Cultural”, podendo depois assistir à implantação prática das teorias adquiridas nessas aulas, e, por fim, tendo a oportunidade de trabalhar com as pessoas na estrutura teatral. A área criativa passa pelo desenvolvimento e produção de uma peça teatral, do género monólogo, intitulada “Geração Amílcar”. Trata-se de um espetáculo sobre o histórico líder do PAIGC, Amílcar Cabral. Neste espetáculo, aspetos da biografia de Cabral são misturados com dimensões do pensamento político daquele período histórico e enquadrados no contexto das lutas independentistas. Uma grande parte da logística de produção, tanto a pré-produção como a pós-produção, utilizando esse espetáculo como um caso prático, no qual não só existiu a possibilidade de participar ativamente nas funções, como de inserir opiniões críticas, como também a sua definição enquanto objeto de estudo que analisarei tendo como ponto de partida a experiência de observação das equipas participantes a “trabalharem em conjunto” (Becker, 2005).
This project report was developed under the critical eye of a participant observer, inside a theatrical organization, working as an assistant to the artistic direction. The development of the project involves monitoring the artistic, technical, production and administrative teams that make up "Paralelo 20". These teams perform functions that range from the most day-to-day aspects of the legal maintenance of an entity, to the artistic and creation aspects of the show. The possibility that I had to have and be an active and participating voice within this group is reported here in the first person. The path I took went through the observation of those who work in the more pragmatic areas, which are directly connected with the curricular units of the Master in Cultural Studies and Management, such as "Accounting and Finance for Cultural Organizations" or "Cultural Marketing", and then being able to witness the practical implementation of the theories acquired in those classes, and, finally, having the opportunity to work with those people in the theatrical structure as well. The creative area involves the development and production of a theater play, of the monologue kind, entitled "Geração Amílcar". This is a play about the historical leader of the PAIGC, Amílcar Cabral. In this play, aspects of Cabral's biography are mixed with dimensions of the political thought of that historical period and framed in the context of the independence struggles. A large part of the production logistics, both pre-production and post-production, using this show as a practical case, in which there was not only the possibility of participating actively in the roles, and inserting critical opinions, but also its definition as an object of study that I will analyze taking as a starting point the experience of observing the participating teams "working together" (Becker, 1982).
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_venancio_anjos.pdf843,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.