Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23448
Autoria: Sousa, Sofia
Guerra, Paula
Data: 20-Out-2021
Título próprio: «Toda a minha vida fui Thug»: A (des)construção do urbano através do rap
Número: Au21
Referência bibliográfica: Sousa, S., & Guerra, P. (2021). «Toda a minha vida fui Thug»: A (des)construção do urbano através do rap. Cidade, Comunidades e Territórios, Au21, 93-108. http://hdl.handle.net/10071/23448
ISSN: 2182-3030
DOI (Digital Object Identifier): 10.15847/cct.23933
Palavras-chave: Manifestações musicais
Territórios
Representações
Territórios desfavorecidos
Bairros sociais
Espaços de segregação sócio-espacial
Guetos
Artes da cidadania
Resumo: Até que ponto a música ou outras produções artísticas podem ser um meio de reconhecimento e de aprendizagem sobre um território? (Guerra, 2019a). Esta foi a questão inicial com que nos debatemos, pois apesar de sabermos de forma corroborada o papel e a relevância de géneros musicais como o rap e da cultura hip-hop no mundo artístico, começamos a questionar de que forma são abordados determinados conteúdos, partindo de influências musicais distintas e diversas, desde o rap ao trap, consoante as manifestações de (sub)géneros musicais (Frith, 1996; Lena & Peterson, 2008). Deste modo, o nosso foco incidiu numa análise das letras das músicas de treze artistas, com o intuito de perspetivar as mensagens líricas que são transmitidas, as diversas relações ou referências que possam ser feitas a contextos geográficos, mais concretamente bairros sociais, e concomitantemente perceber como é que estas produções são pautadas pelas posições de afirmação estereotipadas relativas à representação do artista gangster, às vivências e aos consumos desviantes. Como é que um país de pequena dimensão se posiciona, em termos de produção e consumo musical, face a estes processos de resistência (Johansson & Lalander, 2012; Guerra & Quintela, 2016) musical? Acima disso, tentamos compreender em que sentido os artistas alvo de análise ainda refletem nas suas produções artísticas temas como a exclusão, a violência, a criminalidade e outras questões. Trata-se de um artigo que procura enfatizar o papel das criações artísticas enquanto (re)produtoras de conhecimento relevante sobre as realidades sociais (Guerra, 2019a; Becker, 2007).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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