Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23261
Autoria: Espargosa, Maria Teresa Garcia Correia de Alte
Orientação: Pereira, Leandro Luís Ferreira
Data: 14-Set-2021
Título próprio: How can food providers improve their business models In order to increase a sustainable consumption?
Referência bibliográfica: Espargosa, M. T. G. C. de A. (2021). How can food providers improve their business models In order to increase a sustainable consumption? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23261
Palavras-chave: Sustainability
Food waste
Strategies
Business models
Sustainable development goals
Sustentabilidade
Desperdício alimentar
Estratégias
Modelos de negócio
Objetivos para o desenvolvimento sustentável
Resumo: In the current business environment, the concern with sustainability and food waste has gained high notoriety. Companies, in this case, restaurants, demonstrate, in fact, a concern with this issue and assume it to be a problem that needs to be solved or, at least, minimized. This research demonstrates the importance of innovation in the business models in order to become more sustainable and also presents some solutions and suggestions of strategies to be applied in the restaurant sector. Following a set of interviews carried out with professionals in positions of high responsibility in the catering industry, the results reveal that, although sustainability is on the management's mind, there is still little information in terms of strategies and tools that they can adopt in their day-to-day work. They already execute some of these strategies, but there is still a way to go. On the other hand, the consumer is often the motivating agent that leads companies to act in a certain way, and according to the interviewees, their customers are not yet aware of the need to solve this problem, which becomes a major barrier. From a general perspective, companies should educate consumers and should also seek more information in order to complete or restructure their strategies with the aim of becoming exemplary agents that promote responsible attitudes aimed at improving the planet.
No atual ambiente empresarial, a preocupação com a sustentabilidade e com o desperdício alimentar tem ganho elevada notoriedade. As empresas, neste caso, restaurantes demonstram, de facto, uma preocupação com este tema e assumem ser um problema que precisa de ser resolvido ou, pelo menos, minimizado. Esta investigação demonstra a importância da inovação nos modelos de negócio de forma a tornarem-se mais sustentáveis e apresenta ainda algumas soluções e sugestões de estratégias a aplicar no setor da restauração. Na sequência de um conjunto de entrevistas realizadas a profissionais com posições de elevada responsabilidade no ceio da restauração, os resultados revelam que, embora a sustentabilidade esteja na mente de gestão, ainda existe pouca informação em termos de estratégias e ferramentas que podem adotar no seu dia-a-dia. Já executam algumas dessas estratégias, mas há ainda um caminho a percorrer. Por outro lado, o consumidor é, muitas vezes, o agente de motivação que leva as empresas a agir de determinada forma, e de acordo com os entrevistados, os seus clientes ainda não estão mentalizados para a necessidade de resolução deste problema, o que se torna numa grande barreira. Numa perspetiva geral, as empresas devem educar os consumidores e devem ainda procurar mais informação de forma a completarem ou reestruturarem as suas estratégias com o objetivo de se tornarem exemplares agentes fomentadores de atitudes responsáveis que visem uma melhoria do planeta.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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