Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23174
Autoria: Gradíssimo, Ana Rebeca Steingräber
Orientação: Fonseca, Ana Mónica Rola da
Vaz, Maria João
Data: 29-Jul-2021
Título próprio: Where we come from, where we stand and where to go: cultural policies in the European Union
Referência bibliográfica: Gradíssimo, A. R. S. (2020). Where we come from, where we stand and where to go: cultural policies in the European Union [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23174
Palavras-chave: European Union
EU Cultural Programmes
Cultural Policies
Theatre
União Europeia
Programas Culturais UE
Políticas Culturais
Teatro
Resumo: This thesis begins with the historical evolution of the European institutions and their responsibility across time. Since the reconstruction of Europe after the second world war until the creation of the European Union following the evolution of the various treaties responsible for its structure. This is followed by an analysis of the Cultural Programme 2007-2013, focusing on its structure and goals. Furtherly will be focussed the European parliamentary debates, and the analysis of the working groups during the process of programmatic decision-making in order to discover the importance placed by those institutions on culture and theatre. The final section was concerned with the place that theatre has on the political spectrum of the European Union; this was established by considering the results of the analyses of the debates, the statement of the European Council of ministers of culture and the projects approved by the European Cultural Programme 2007-2013. This programme was created to build intercultural dialogue and tolerance between the different members states that are part of the European Union. Starting with the assumption that culture is fundamental for the building of a healthy and tolerant society and for the creation of symbols, rituals and traditions, which develop a common emotional connection between the European countries. This study wants to open a path of reflection on the impact that this cultural programme had in the financing of theatre projects in the European Union. Theatre involves the collective work of different artistic influences and has the possibility of introducing a variety of different kinds of artistic participation, such as music and dance, and developing different ways of communication that help the transmission of the concept, history and message in different languages. Theatre also provides the possibility of creating new rituals and traditions that may or may not redefine a society.
Esta tese inicia-se com a evolução histórica das instituições Europeias e as suas responsabilidades ao longo do tempo. Desde a reconstrução da Europa após a segunda grande guerra até a formação da União Europeia, atravessando os vários tratados responsáveis para a sua estruturação. Segue-se a analise do Programa Cultural 2007-2013, focando na sua estrutura e objetivos. Em seguida, debruça-se sobre o seu lugar nos debates parlamentares do Parlamento Europeu e a analise dos grupos de trabalho, responsáveis pela sua criação programática, com o objetivo de averiguar a importância que essas instituições dão á cultura e ao teatro. A secção final tem como objetivo explorar o lugar que o Teatro tem no espectro politico da União Europeia; isso foi estabelecido tendo em consideração os resultados da analise feita aos debates, a declaração do Concelho de Ministros Europeus da cultura e os projetos aprovados no programa cultural Europeu, Programa Cultural 2007-2013. Este projeto foi criado para construir um dialogo intercultural e promover a tolerância entre os diferentes estados membros que fazem parte da União Europeia. Ao assumir que a cultura é fundamental pela fomentação de um sociedade saudável e tolerante, criadora de símbolos e rituais e tradições, que desenvolvem uma ligação emocional e de comunidade entre os países Europeu; este estudo quer abrir um caminho de reflecção sobre o impacto que este programa cultural tem no financiamento de projetos de teatro na União Europeia. O teatro envolve o trabalho coletivo de diferentes influencias artísticas e tem a capacidade de introduzir uma variedade de participações artísticas, com a dança e a musica, e desenvolver diferentes maneira de comunicar que ajudam na transmissão do conceito, história e mensagem para diferentes línguas. Teatro também tem a potencialidade de criar novos rituais e tradições que podem ou não redefinir uma sociedade.
Designação do grau: Doutoramento em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_ana_steingraber_gradissimo.pdf3,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.