Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23138
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRoldão, C.-
dc.contributor.authorAlbuquerque, A.-
dc.contributor.authorSeabra, T.-
dc.contributor.authorMateus, S.-
dc.date.accessioned2021-09-13T13:58:52Z-
dc.date.available2021-09-13T13:58:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-97981-3-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23138-
dc.description.abstractCada vez mais os estudantes de origem africana no ensino superior referir-se-ão, não só a “estudantes internacionais”, mas também a afrodescendentes, descendentes de imigrantes africanos que chegaram no quadro dos fluxos migratórios dos anos 1980 e 1990, período de forte incremento e diversificação da imigração africana. Estes estudantes viveram toda ou boa parte da sua vida em Portugal e foram escolarizados no sistema educativo português. Passados cerca de 25 anos, uma parte desses jovens estarão hoje a frequentar o ensino superior, realidade emergente cujos traços gerais procuramos dar aqui conta através da análise estatística de dados provenientes de diversas fontes secundárias, e trabalhados, no âmbito do projeto “Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior”. Diferentes estudos têm vindo a mostrar que os caminhos escolares dos descendentes de africanos no ensino básico e secundário encontram obstáculos acrescidos, com expectáveis consequências a jusante, como nas oportunidades de acesso ao ensino superior, mas pouco se sabe ainda sobre esta realidade. Quais os níveis de escolaridade dos jovens afrodescendentes? Como tem evoluído, na última década, o seu acesso ao ensino superior? Como se caraterizam os seus percursos escolares nas etapas prévias ao ensino superior? A presente comunicação procura contribuir para a resposta a algumas destas questões.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAfrodescendentespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTrajetórias escolarespor
dc.subjectDesigualdades sociaispor
dc.titleAfrodescendentes e oportunidades de acesso ao ensino superiorpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleAtas do IX Congresso Português de Sociologia-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationFaropor
dc.event.date2016-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios-
degois.publication.locationFaropor
degois.publication.titleAfrodescendentes e oportunidades de acesso ao ensino superiorpor
dc.date.updated2021-09-13T14:57:11Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-33146-
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_33146.pdfVersão Editora635,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.