Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23136
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, A. | - |
dc.contributor.author | Mateus, S. | - |
dc.contributor.author | Seabra, T. | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T13:35:17Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T13:35:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97981-3-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23136 | - |
dc.description.abstract | A presença significativa de crianças e jovens descendentes de imigrantes nas grandes zonas urbanas, em particular com origens africanas, tem marcado a pesquisa sociológica dos últimos anos: sabe-se hoje que os caminhos percorridos por estas crianças e jovens no sistema educativo português são especialmente pautados pela irregularidade e pelo insucesso. Pouco é sabido, contudo, acerca dos trajetos educativos destes/as estudantes, ou do seu acesso e inclusão, no ensino superior. Esta realidade sociológica emergente constituiu o foco da investigação do projeto Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior (ACM/FEINPT). A presente comunicação optará por uma abordagem intensiva/qualitativa à questão das desigualdades de acesso ao ensino superior, baseando-se na análise de 17 entrevistas biográficas conduzidas em 2015 a jovens afrodescendentes que acederam a este nível de ensino apesar de condições socioeconómicas de partida adversas – os chamados “trajetos escolares de contratendência”. A análise destas entrevistas permitiu a construção de uma tipologia de caminhos/trajetórias de contratendência possíveis. Foram identificados quatro perfis diferenciados: i) trajetos marcados pela mobilização escolar das famílias; ii) trajetos marcados por recursos e relações extrafamiliares; iii) trajetos marcados pelas vantagens relativas das origens sociais; iv) trajetos marcados por estratégias de mobilidade internacional. Conclui-se pela existência de especificidades e nuances entre os jovens afrodescendentes que acedem ao ensino superior, quer nos seus trajetos escolares e sociais pré-ensino superior, quer nas suas condições atuais de frequência e acesso ao mesmo. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Trajetos de contratendência | por |
dc.subject | Descendentes de imigrantes | por |
dc.subject | Afrodescendentes | por |
dc.subject | Desigualdades educativas | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | Atas do IX Congresso Português de Sociologia | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Faro | por |
dc.event.date | 2016 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | IX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios | - |
degois.publication.location | Faro | por |
degois.publication.title | Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior | por |
dc.date.updated | 2021-09-14T10:15:04Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-33144 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_33144.pdf | Versão Editora | 536,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.