Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23136
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, A.-
dc.contributor.authorMateus, S.-
dc.contributor.authorSeabra, T.-
dc.date.accessioned2021-09-13T13:35:17Z-
dc.date.available2021-09-13T13:35:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-97981-3-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23136-
dc.description.abstractA presença significativa de crianças e jovens descendentes de imigrantes nas grandes zonas urbanas, em particular com origens africanas, tem marcado a pesquisa sociológica dos últimos anos: sabe-se hoje que os caminhos percorridos por estas crianças e jovens no sistema educativo português são especialmente pautados pela irregularidade e pelo insucesso. Pouco é sabido, contudo, acerca dos trajetos educativos destes/as estudantes, ou do seu acesso e inclusão, no ensino superior. Esta realidade sociológica emergente constituiu o foco da investigação do projeto Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior (ACM/FEINPT). A presente comunicação optará por uma abordagem intensiva/qualitativa à questão das desigualdades de acesso ao ensino superior, baseando-se na análise de 17 entrevistas biográficas conduzidas em 2015 a jovens afrodescendentes que acederam a este nível de ensino apesar de condições socioeconómicas de partida adversas – os chamados “trajetos escolares de contratendência”. A análise destas entrevistas permitiu a construção de uma tipologia de caminhos/trajetórias de contratendência possíveis. Foram identificados quatro perfis diferenciados: i) trajetos marcados pela mobilização escolar das famílias; ii) trajetos marcados por recursos e relações extrafamiliares; iii) trajetos marcados pelas vantagens relativas das origens sociais; iv) trajetos marcados por estratégias de mobilidade internacional. Conclui-se pela existência de especificidades e nuances entre os jovens afrodescendentes que acedem ao ensino superior, quer nos seus trajetos escolares e sociais pré-ensino superior, quer nas suas condições atuais de frequência e acesso ao mesmo.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTrajetos de contratendênciapor
dc.subjectDescendentes de imigrantespor
dc.subjectAfrodescendentespor
dc.subjectDesigualdades educativaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleEducação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superiorpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleAtas do IX Congresso Português de Sociologia-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationFaropor
dc.event.date2016-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIX Congresso Português de Sociologia: Portugal, território de territórios-
degois.publication.locationFaropor
degois.publication.titleEducação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superiorpor
dc.date.updated2021-09-14T10:15:04Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-33144-
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conferenceobject_33144.pdfVersão Editora536,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.