Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23084
Autoria: Oliveira, Ana Sofia da Silva
Orientação: Guerra, Paula
Costa, Pedro
Crossley, Nick
Data: 27-Jul-2021
Título próprio: Do it together again: redes, fluxos e espaços na construção de carreiras na cena independente portuguesa
Referência bibliográfica: Oliveira, A. S. da S. (2021). Do it together again: redes, fluxos e espaços na construção de carreiras na cena independente portuguesa [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23084
Palavras-chave: Carreiras musicais
Do-it-yoursellf
Música independente
Redes
Cenas musicais
Políticas culturais locais
Music careers
Independent music
Networks
Music scenes
Local cultural policies
Resumo: Esta dissertação inscreve-se no âmbito dos estudos urbanos, da sociologia das artes e da cultura, propondo uma leitura renovada da criação musical e do seu enraizamento territorial nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. É nosso principal objetivo a compreensão da construção de carreiras na música independente, "no" e "para" o espaço urbano. Adotando uma metodologia essencialmente qualitativa e assente na articulação de técnicas de recolha e análise da informação diferenciadas, problematizamos esta construção no Portugal contemporâneo partindo de três dimensões analíticas. Em primeiro lugar, centrando-nos nos músicos e outros atores do meio musical, nos seus trajetos profissionais, nas estratégias convocadas para os construir e gerir e nas suas condições de trabalho. A este nível, mostramos que uma carreira na música independente pressupõe a combinação de estratégias e fontes de rendimento várias, estando fortemente alicerçada num exercício de multiplicação e desdobramento de papéis assumidos na esfera musical, de ocupações e atividades profissionais, de projetos e de formas de estar na música e em lógicas de ação assentes no "do-it-yourself". Em segundo lugar, e partindo de uma abordagem relacional da música, consideramos as redes que compõem o mundo da música independente e os posicionamentos assumidos pelos seus diferentes intervenientes. Verificamos que o trabalho em rede e o estabelecimento de relações, sobretudo com atores que atuam como "gatekeepers", são reconhecidos e mobilizados enquanto ferramentas cruciais para a construção e consolidação de carreiras na música independente, sendo comuns as práticas de colaboração e o estabelecimento de relações com os atores reconhecidos como mais importantes e influentes. Por fim, procuramos mostrar como estas carreiras estão ancoradas nos territórios nos quais se consubstanciam, evidenciando a importância da vivência da cidade e das cenas musicais locais para a entrada no meio musical e para os trajetos de profissionalização na música. Ao mesmo tempo, e ainda que estes possam ser politicamente reconhecidos como importantes ferramentas de "marketing" urbano, são poucos os casos em que os diversos atores do mundo da música independente se sentem verdadeiramente envolvidos na definição de políticas culturais locais. De referir ainda que um dos resultados desta investigação é a criação do podcast "Corda Bamba", em torno das condições de trabalho e do dia-a-dia dos artistas em Portugal.
This dissertation is developed in the context of urban studies, sociology of arts and culture, proposing a renewed reading of musical creation and its territorial rooting in the metropolitan areas of Lisbon and Porto. Our main objective is to understand the construction of careers in independent music, "in" and "for" urban space. Adopting an essentially qualitative methodology and based on the articulation of different techniques of information gathering and analysis, we problematize this construction in contemporary Portugal based on three analytical dimensions. In the first place, focusing on musicians and other actors of the musical environment, their professional careers, the strategies called upon to build and manage them and their working conditions. At this level, we show that a career in independent music implies the combination of several strategies and sources of income, being strongly based on an exercise of multiplication and unfolding of roles assumed in the musical sphere, occupations and professional activities, projects and ways of being in music and in logics of action based on do-it-yourself. Secondly, and taking a relational approach to music, we consider the networks that compose the world of independent music and the positions taken by its different actors. We verify that networking and the establishment of relationships, especially with actors who act as gatekeepers, are recognized and mobilized as crucial tools for the construction and consolidation of careers in independent music, being common practices of collaboration and the establishment of relationships with actors recognized as more important and influential. Finally, we try to show how these careers are anchored in the territories in which they are materialized, highlighting the importance of the city's experience and the local musical scenes for the entrance in the musical environment and for the professionalization paths in music. At the same time, and although these can be politically recognized as important urban marketing tools, there are few cases in which the various actors of the independent music world feel truly involved in the definition of local cultural policies. It should also be noted that one of the results of this research is the creation of the podcast "Corda Bamba", about the working conditions and daily life of artists in Portugal.
Designação do grau: Doutoramento em Estudos Urbanos
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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