Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23079
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Maria Luísa Macedo Ferreira-
dc.contributor.authorClamote, Telmo Luís da Costa Carreto-
dc.date.accessioned2021-09-02T15:32:30Z-
dc.date.available2021-09-02T15:32:30Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.date.submitted2021-02-
dc.identifier.citationClamote, T. L. da C. C. (2021). A saúde no cinema: imagens em movimento na estruturação de um campo de práticas [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23079por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23079-
dc.description.abstractEsta tese aborda sociologicamente da estruturação do campo da saúde em Portugal, no século XX, a partir de fontes cinematográficas, analisadas enquanto um documento múltiplo - das realidades que documentam, das que as produziram, e a da sua própria agência social. Partindo de um corpus de 153 filmes, identificados no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, analisaram-se três dimensões estruturantes do campo - instituições e políticas de saúde; profissões de saúde; ciência e saúde pública - identificando os padrões de regularidade e descontinuidade histórica das suas representações. A partir da sua contextualização, colocou-se a hipótese de esses padrões conduzirem à identificação de regimes visuais, vinculando formas de representação de determinados objetos a uma ordem social. Nas instituições e políticas de saúde, analisou-se o cinema, no Estado Novo, como instrumento de legitimação e doutrinação na montagem de um sistema de saúde, e no pós-25 de Abril como instrumento de denúncia militante de situações de exclusão e insulamento sanitário anteriormente recalcadas. Nas profissões de saúde discutiu-se o papel do cinema na construção da sua visibilidade social, prolongando dinâmicas de dominância/subordinação profissional: diferenciando-se a medicina como sujeito de visibilidade eletiva e a enfermagem como objeto de visibilidade imposta. Finalmente, discutiram-se as categorias do filme pericial e de saúde pública como espelhos da relação societal entre governamentalidade, pericialidade, e cidadãos, aqui tendencialmente marcada por uma opacidade mútua: pelo fechamento social dos saberes e práticas científicas; pela desqualificação cognitiva da esfera leiga; e pelo privilégio de formas de gestão simbólica e individualizada dos riscos sanitários.por
dc.description.abstractThis thesis analyses the structuration of the field of health in Portugal, in the XX century, using film as a multiple document - of the realities it depicts, the social reality that produced it, and its own social agency. With a corpus comprising 153 films, identified at the Nacional Archive of Moving Pictures, three structural dimensions were analyzed - health institutions and policy; health professions; science and public health -, identifying historical patterns and discontinuities in their film representations. The social contextualization of those patterns informed the hypothesis of identifying them with the configuration of visual regimes, linking the forms of representation of different social objects to a specific social order. In health institutions and politics, we analyzed the legitimizing and doctrinal role of film in the assembly of a health system, during the Estado Novo dictatorship; and, in the subsequent democratic transition, as a militant instrument of denunciation of situations of sanitary exclusion and insulation, until then unaddressed in film. In health professions, we analyzed the role of cinema in shaping their social visibility, reflecting professional dynamics of domination/subordination: medicine constituting the subject of an elective visibility; nursing the object of an imposed visibility. Finally, expert and public health films were discussed as mirroring societal relations between governamentality, expert systems, and lay citizens; relations characterized here by a mutual opacity, resulting from: the social closure of expert knowledge and practices; the cognitive disparaging of lay actors; and a focus on symbolic and individualized forms of managing health risks.por
dc.language.isoporpor
dc.relationSFRH/BD/112495/2015por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCiências sociais -- Social Sciencespor
dc.subjectRegime visualpor
dc.subjectSistemas e políticas de saúdepor
dc.subjectInstituições insularespor
dc.subjectVisibilidade social das profissõespor
dc.subjectFilme pericial e de saúde públicapor
dc.subjectFilmpor
dc.subjectSocial sciencespor
dc.subjectVisual regimepor
dc.subjectHealth systems and policypor
dc.subjectInsular institutionspor
dc.subjectSocial visibility of professionspor
dc.subjectPublic health and expert filmspor
dc.titleA saúde no cinema: imagens em movimento na estruturação de um campo de práticaspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101552874por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_telmo_carreto_clamote.pdf10,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons