Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23072
Autoria: Vanoverbeke, Audrey Monique Pascale
Orientação: Silva, Rui Manuel Vinhas da
Data: 30-Jul-2021
Título próprio: Country-of-origin and customer purchasing decision
Referência bibliográfica: Vanoverbeke, A. M. P. (2021). Country-of-origin and customer purchasing decision [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23072
Palavras-chave: Country-origin
Purchasing decision
Stereotypes
País de origem
Decisão de compra
Estereótipo
Resumo: 2020 was a year of many challenges in business world from presidential elections, Covid-19 crisis to the moral conflict between Turkey and EU. Those crises differ in nature but led many individuals to question the importance of national industries and supply chain. Country-of-origin effect (to be called COO) argues that some factors are operating at the individual consumer’s psychological level when it comes to purchase a product, or judge someone. Stereotypes have a lot to play in this concept and will be looked at when it comes to understand the roots or this psychological bias. This paper addresses the concept and the roots of the country-of-origin effect, then will look at the concept of customer purchasing decision and how it can be influenced by the COO. This study will be conducted with concerns for the food industry as it has become a hot topic for managers in this sector. In addition to narrowing on the food industry, this paper will try to demonstrate that generational segmentation is to consider when looking at that impact COO has on purchasing decision. To do so we will be launching a questionnaire so to gather data regarding people purchasing behaviour in the light of country-of-origin. This paper found out that even though COO is one of the major factor people consider when buying food related goods, the impact of COO effect differs depending on generations individuals belong to and the region the food-related good originates from.
2020 foi um ano de muitos desafios no mundo dos negócios. Essas crises diferem em natureza, mas levaram muitos indivíduos a questionar a importância das indústrias nacionais e da cadeia de suprimentos. O efeito do país de origem (COO) argumenta que alguns fatores estão operando no nível psicológico do consumidor individual quando se trata de comprar um produto ou julgar alguém. Os estereótipos têm muito a jogar neste conceito e serão examinados quando se trata de compreender as raízes ou esse viés psicológico. Este artigo aborda o conceito e as raízes do efeito país de origem e, em seguida, examinará o conceito de decisão de compra do cliente e como ela pode ser influenciada pelo COO. Este estudo será conduzido com preocupações para a indústria de alimentos, uma vez que se tornou um tema quente para os gestores deste setor. Além de estreitar na indústria de alimentos, este artigo tentará demonstrar que a segmentação geracional deve ser considerada quando se olha o impacto que o COO tem na decisão de compra. Para isso, lançaremos um questionário com o objetivo de reunir dados sobre o comportamento de compra das pessoas em função do país de origem. Este artigo descobriu que, embora o COO seja um dos principais fatores que as pessoas consideram ao comprar bens relacionados a alimentos, o impacto do efeito COO difere dependendo da geração a que os indivíduos pertencem e da região de origem do bem relacionado a alimentos.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_audrey_pascale_vanoverbeke.pdf3,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.