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dc.contributor.advisorFerreira, Vítor Hugo dos Santos-
dc.contributor.authorLibório, João Filipe Raimundo-
dc.date.accessioned2021-08-30T15:28:52Z-
dc.date.available2021-08-30T15:28:52Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.date.submitted2021-06-
dc.identifier.citationLibório, J. F. R. (2021). Inovação e estratégias de preço: casos de estudo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23048pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23048-
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea e em toda a envolvente do ambiente empresarial atual, a inovação tem feito cada vez mais parte das apostas das empresas, fazendo do fenómeno um mecanismo de sucesso, retirando o melhor que este pode oferecer no desenvolvimento e melhoramento do mundo empresarial, nomeadamente, relacionando-o com estratégias de precificação por parte das empresas. Tendo a gestão de preço assumido um papel bastante relevante na gestão, inclusive ao nível das decisões estratégicas, tornando-se, assim, uma das decisões mais importantes para as instituições. Deste modo, esta dissertação apoiou-se em dois casos de estudo, a empresa Science4You e a Mendes Gonçalves. Os objetivos centrais, na perspetiva dos consumidores consubstanciaram se no entendimento da perceção/sensibilidade ao preço face às inovações, bem como na perspetiva das empresas, perceber de que forma o fenómeno da inovação pode influenciar as decisões de preços, impactando ou não os seus lucros. Na ótica dos clientes foi efetuado um questionário, ao qual se obteve 314 respostas e do lado das empresas realizou-se duas entrevistas aos dois chefes do departamento de inovação das respetivas empresas. Por fim, os resultados assinalam que a inovação está intrinsecamente ligada à boa gestão do negócio, apontando para a concorrência, custo, diferenciação, bem como o valor que o produto tem para o cliente, como as peças fundamentais para as estratégias de preço de empresas inovadoras. Do lado cliente, a sensibilidade do consumidor na aquisição de inovação relaciona-se com a perceção do consumidor do preço/qualidade do novo produto/serviço e com a sensibilidade às promoções.por
dc.description.abstractIn a contemporary society and its today’s business environment, companies are committed to innovation, making it a successful mechanism by offering development and improvement in the enterprise world, namely, in relating pricing strategies from companies. By having price management a relevant role in managing and its decision-making strategies, making the pricing decision, one of the most important decision for organizations. This dissertation was based on two case studies, Science4You and Mendes Gonçalves. The main objectives, from a consumers' perspective, were to understand the perception/price sensitivity towards innovation, as well as, from the companies' perspective, in order to understand how the innovation phenomenon can influence pricing decisions by impacting or not their profits. From the client’s point of view, a survey was carried out, to which 314 answers were obtained and from the companies point of view, two interviews were conducted with the two managers of the innovation department of the respective companies. The results point out that innovation is intrinsically linked to good business management, highlighting competition, cost, differentiation, as well as the value that the product has for the customer, as the key pieces for the pricing strategies of innovative firms. On the customer perspective, consumer sensitivity in acquiring innovation is related to the consumer's perception of the price/quality of a new product/service and sensitivity to promotions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectPreçopor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectStrategiespor
dc.subjectPricepor
dc.titleInovação e estratégias de preço: casos de estudopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202756181por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
dc.subject.jelO31-
dc.subject.jelO32-
dc.subject.jelO33-
dc.subject.jelE30-
dc.subject.jelD11-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
dc.subject.jel1E Macroeconomics and monetary economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
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