Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23034
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, R. | - |
dc.contributor.author | Guedes, M. | - |
dc.contributor.author | Alexandre, J. | - |
dc.contributor.author | Veríismo, M. | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T14:54:54Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T14:54:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 2182-8407 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23034 | - |
dc.description.abstract | Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde | - |
dc.relation | UIDB/03125/2020 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Competências socioemocionais | por |
dc.subject | Perturbação de hiperatividade e défice de atenção | por |
dc.subject | Programas de promoção de competências socioemocionais | por |
dc.title | Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional | por |
dc.title.alternative | Psychologists’ perceptions of acceptability about a new socio-emotional learning program | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 374 - 389 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Psicologia, Saúde e Doenças | - |
dc.volume | 22 | - |
dc.number | 2 | - |
degois.publication.firstPage | 374 | - |
degois.publication.lastPage | 389 | - |
degois.publication.issue | 2 | - |
degois.publication.title | Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional | por |
dc.date.updated | 2021-08-11T15:53:58Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.15309/21psd220205 | - |
iscte.subject.ods | Saúde de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82808 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_82808.pdf | Versão Editora | 591,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.