Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23034
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntunes, R.-
dc.contributor.authorGuedes, M.-
dc.contributor.authorAlexandre, J.-
dc.contributor.authorVeríismo, M.-
dc.date.accessioned2021-08-11T14:54:54Z-
dc.date.available2021-08-11T14:54:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn2182-8407-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23034-
dc.description.abstractOs programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficios para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervençãopor
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde-
dc.relationUIDB/03125/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCompetências socioemocionaispor
dc.subjectPerturbação de hiperatividade e défice de atençãopor
dc.subjectProgramas de promoção de competências socioemocionaispor
dc.titlePerceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocionalpor
dc.title.alternativePsychologists’ perceptions of acceptability about a new socio-emotional learning programen
dc.typearticle-
dc.pagination374 - 389-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalPsicologia, Saúde e Doenças-
dc.volume22-
dc.number2-
degois.publication.firstPage374-
degois.publication.lastPage389-
degois.publication.issue2-
degois.publication.titlePerceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocionalpor
dc.date.updated2021-08-11T15:53:58Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.15309/21psd220205-
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-82808-
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_82808.pdfVersão Editora591,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.