Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22991
Autoria: Almeida, Maria Inês Gouveia de
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Data: 15-Jul-2021
Título próprio: Consumers acceptance of artificial intelligence Virtual Try-On systems when shopping apparel online
Referência bibliográfica: Almeida, M. I. G. de. (2021). Consumers acceptance of artificial intelligence Virtual Try-On systems when shopping apparel online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22991
Palavras-chave: Artificial intelligence
Virtual Try-On
Technology acceptance model
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Inteligência artificial
Resumo: Artificial Intelligence is a technology that is present in most of each of us today daily lives. Often, interactions occur unconsciously between individuals and technology. Since it is a technology that is increasingly present in people's daily lives, it is frequent to find and apply it in many business areas, one of which being the virtual retail world. It is in this way that Artificial Intelligence becomes relevant for companies that want to gain by competitive advantage. One of the ways that companies can use and apply Artificial Intelligence is undoubtedly through better understanding of their consumers, establishing a relationship of empathy and understanding out from that of their competitors offering unique and personalized experiences, based on individual needs. One of the ways to provide this virtual experience to consumers is through Virtual Try-On. This investigation seeks to understand the current state of consumer acceptance in relation to Virtual Try-On systems in the online clothing industry through the analysis of 5 parameters that intend to evaluate first the consumers' acceptation and then their behavioral intentions. For this, 5 independent variables were chosen, Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, Perceived Time Consumption, Perceived Accuracy and Ethical Concerns. The study of these variables was further developed through an online questionnaire. After analyzing the results, it was concluded that, in general, consumers have a positive attitude towards the use of Virtual Try-On, and consequently, their behavioral intention is also positive, thus being able to affirm that consumers tend to accept this technology.
A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na maior parte da vida de cada um de nós. Frequentemente, as interações ocorrem inconscientemente entre os indivíduos e a tecnologia. Por ser uma tecnologia cada vez mais presente no quotidiano, é frequente encontrá-la e aplicá-la em diversas áreas de negócios, uma das quais é sem dúvida o mundo do retalho virtual. É assim que a Inteligência Artificial se torna relevante para as empresas que desejam ganhar através de vantagem competitiva. Uma das formas que as empresas podem utilizar e aplicar a Inteligência Artificial é, sem dúvida, através do melhor entendimento dos seus consumidores, estabelecendo uma relação de empatia e diferenciando-se dos seus concorrentes oferecendo experiências únicas e personalizadas, baseadas nas necessidades individuais. Uma das formas de proporcionar essa experiência virtual aos seus consumidores é por meio de Virtual Try-On. Esta Investigação procura compreender o estado atual de aceitação do consumidor em relação aos sistemas Virtual Try-On na indústria de vestuário online através da análise de 5 parâmetros que pretendem avaliar primeiro a aceitação dos consumidores e depois as suas intenções comportamentais. Para isso, foram escolhidas 5 variáveis independentes, Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, Perceived Time Consumption, Perceived Accuracy and Ethical Concerns. O estudo dessas variáveis foi desenvolvido por meio de um questionário online. Após a análise dos resultados, concluiu-se que, em geral, os consumidores têm uma atitude positiva em relação ao uso do Virtual Try-On e, consequentemente, a sua intenção comportamental também é positiva, podendo-se afirmar que os consumidores tendem a aceitar essa tecnologia.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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