Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22859
Autoria: Gomes, Daniel
Veríssimo, Mariana
Casimiro, Alexandra
Morais, Carlota
Data: Jun-2021
Título próprio: As pinturas nas colagens de Mies Van der Rohe
Referência bibliográfica: Gomes. D., Veríssimo, M., Casimiro, A., & Morais, C. (2021). As pinturas nas colagens de Mies Van der Rohe. Cidade, Comunidades e Territórios, (42), 234–268. http://hdl.handle.net/10071/22859
DOI (Digital Object Identifier): 10.15847/cct.20940
Palavras-chave: Arquitetura -- Architecture
Arte -- Art
Mies
Colagem
Pintura
Escultura
Resumo: Muito se tem escrito sobre a produção arquitetónica de Ludwig Mies van der Rohe, arquiteto alemão naturalizado americano, autor de algumas das mais relevantes obras de arquitetura do século XX. Mies produziu um extenso conjunto de colagens, hoje arquivadas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que revelam uma apurada estética de representação arquitetónica. A principal investigação sobre este conjunto de colagens de Mies encontra-se explanada no livro Montage Collage, de Andreas F. Beitin, Wolf Eiermann e Brigitte Franzen, que constituiu o catálogo da mostra “Mies van der Rohe: As colagens do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque”, apresentada a 28 de outubro de 2016, no Fórum Ludwig em Aachen na Alemanha. Esta investigação ofereceu, a seu tempo, um inegável contributo para inaugurar a reflexão sobre este tema. No entanto, neste artigo centramo-nos num elemento essencial da composição, que não tem sido suficientemente estudado: as obras de arte.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-OP - Outras publicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
other_hdl22859.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.