Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22755
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, C.-
dc.contributor.authorMagano, O.-
dc.contributor.editorAna Paula Gato, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira, Edgar Canais, José Moreira Santos, Sandrina Berthault Moreira, Vitor Barbosa-
dc.date.accessioned2021-06-17T13:25:40Z-
dc.date.available2021-06-17T13:25:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.isbn978-989-54631-8-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22755-
dc.description.abstractA criação de Universidades Sénior (US) surge devido a profundas transformações sociais e tecnológicas com impacto na melhoria de condições de saúde e bem-estar, com aumento da esperança de vida e consequente envelhecimento da população. As sociedades contemporâneas procuram propostas de envelhecimento ativo, entre as quais se enquadram as US, como paradigma de educação de adultos a partir dos 50 anos no Ocidente. Este movimento iniciou-se em França, em 1972, disseminou-se rapidamente por todo o mundo porque colheu grande receptividade nas pessoas ‘de idade’ como fator de bem-estar. Em Portugal, Herberto Miranda, em 1978, dá início à primeira universidade da terceira idade, sublinhando que não se tratava de um projeto assistencial, mas de carácter desenvolvimental e cultural. Esta comunicação tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) com a finalidade de conhecer o processo de criação das US enquanto resposta social e, no caso português, contextualizar o surgimento deste movimento e conhecer as motivações dos estudantes para a sua frequência, e compreender o impacto que pode ter no seu estilo de vida, num contexto de aprendizagem ao longo e ao largo da vida mas também como estratégia de preservação de relações sociais, após a saída do mercado de trabalho. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa de estudo de caso com a realização de observação participante em contexto de salas de aula e entrevistas semiestruturadas em profundidade a estudantes e dirigentes da universidade. Os resultados revelam a importância que a frequência da US assume sobretudo para as mulheres, como forma de aprendizagem informal, de convívio e de lazer. As estudantes procuram estes centros de cultura pela sua necessidade de participação social e para dar vazão à sua curiosidade intelectual, sendo também uma possibilidade de emancipação feminina e de empoderamento, numa população ainda muito marcada pelas desigualdades de género. Enquanto os homens, que as frequentam pouco, têm outros interesses temáticos e associativistas. Assim, a USMMA constitui um meio privilegiado de convívio entre as mulheres e uma forma de empoderamento que pode promover a sua emancipação na velhice.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectUniversidade séniorpor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectEmpoderamento das mulherespor
dc.titleAs universidades de terceira idade como forma de participação e inclusão social: um estudo de caso na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraãopor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleII Seminário Vulnerabilidades Sociais e Saúde: envelhecimento(s) – Perspetivas interdisciplinares-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.date2020-
dc.pagination126 - 141-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalLivro de Atas do II Seminário Vulnerabilidades Sociais e Saúde – “Envelhecimento(s) – perspetivas interdisciplinares”-
degois.publication.firstPage126-
degois.publication.lastPage141-
degois.publication.titleAs universidades de terceira idade como forma de participação e inclusão social: um estudo de caso na Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraãopor
dc.date.updated2021-06-17T14:24:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78632-
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas_IISVSS_2020_Final-131-146.pdfVersão Editora285,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.