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dc.contributor.authorVilhena, L.-
dc.contributor.authorTavares, S.-
dc.date.accessioned2021-06-16T14:40:46Z-
dc.date.available2021-06-16T14:40:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn0874-2049-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22748-
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afecta a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família (ETF) sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a perceção que este tem da sua autoeficácia, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, reportam um menor número de sintomas somáticos. Os resultados mostraram ainda que o efeito do ETF na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras, e implicações dos resultados são discutidas.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologia-
dc.relationUID/GES/00135/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnriquecimento trabalho-famíliapor
dc.subjectSintomas somáticospor
dc.subjectPerceção de autoeficáciapor
dc.subjectEstudo diáriopor
dc.titleO benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diáriopor
dc.title.alternativeThe benefit of work-family enrichment for teachers' health: The role of perceived self-efficacy in a daily studyen
dc.typearticle-
dc.pagination82 - 93-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalPsicologia-
dc.volume34-
dc.number1-
degois.publication.firstPage82-
degois.publication.lastPage93-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleO benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diáriopor
dc.date.updated2021-06-16T15:45:42Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
dc.identifier.doi10.17575/psicologia.v34i1.1474-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-81592-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85093701951-
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