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http://hdl.handle.net/10071/22748
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vilhena, L. | - |
dc.contributor.author | Tavares, S. | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T14:40:46Z | - |
dc.date.available | 2021-06-16T14:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2049 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/22748 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afecta a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família (ETF) sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a perceção que este tem da sua autoeficácia, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, reportam um menor número de sintomas somáticos. Os resultados mostraram ainda que o efeito do ETF na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras, e implicações dos resultados são discutidas. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia | - |
dc.relation | UID/GES/00135/2013 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Enriquecimento trabalho-família | por |
dc.subject | Sintomas somáticos | por |
dc.subject | Perceção de autoeficácia | por |
dc.subject | Estudo diário | por |
dc.title | O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário | por |
dc.title.alternative | The benefit of work-family enrichment for teachers' health: The role of perceived self-efficacy in a daily study | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 82 - 93 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Psicologia | - |
dc.volume | 34 | - |
dc.number | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 82 | - |
degois.publication.lastPage | 93 | - |
degois.publication.issue | 1 | - |
degois.publication.title | O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores: O papel da autoeficácia percebida num estudo diário | por |
dc.date.updated | 2021-06-16T15:45:42Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.17575/psicologia.v34i1.1474 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | por |
iscte.subject.ods | Saúde de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-81592 | - |
iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-85093701951 | - |
Aparece nas coleções: | BRU-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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article_81592.pdf | 390,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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