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http://hdl.handle.net/10071/22580
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ramos, M. | - |
dc.contributor.author | Morais, C. | - |
dc.contributor.editor | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-17T14:44:31Z | - |
dc.date.available | 2021-05-17T14:44:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97981-5-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/22580 | - |
dc.description.abstract | As perceções e práticas dos docentes do ensino superior quando confrontados com situações de plágio ou de outras fraudes por parte dos seus discentes determinam, em grande medida, o sucesso das políticas institucionais de combate à fraude académica. Essas políticas e a ação docente nesse âmbito enfrentam atualmente grandes desafios, não só porque a expansão do sistema de ensino superior necessariamente multiplicou a incidência de práticas fraudulentas, mas também porque a evolução das tecnologias de comunicação e de informação, assim como a generalização e facilidade de acesso à internet, lhes deram novos contornos e maior sofisticação. Esta comunicação tem por objetivo apresentar e discutir alguns resultados de um estudo que principia por determinar o tipo de práticas que os docentes do ensino superior percecionam como fraudulentas, para depois averiguar qual a seriação de gravidade que delas fazem, os fatores que consideram inibi-las e quais as medidas que empreendem nessas situações. Este estudo avalia igualmente se essas perceções e práticas se distinguem de acordo com o género ou a idade dos docentes ou se divergem consoante a maior, ou menor, familiaridade com os procedimentos adotados na sua instituição de ensino. Trata-se de um estudo de caso efetuado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com recurso à aplicação de um inquérito por questionário. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Fraude académica | por |
dc.subject | Plágio | por |
dc.subject | Perceções e práticas de docentes | por |
dc.title | Plágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentes | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2018 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Atas do X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo | - |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Plágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentes | por |
dc.date.updated | 2021-05-17T15:42:33Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78441 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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