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dc.contributor.authorRamos, M.-
dc.contributor.authorMorais, C.-
dc.contributor.editorAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.date.accessioned2021-05-17T14:44:31Z-
dc.date.available2021-05-17T14:44:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-97981-5-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22580-
dc.description.abstractAs perceções e práticas dos docentes do ensino superior quando confrontados com situações de plágio ou de outras fraudes por parte dos seus discentes determinam, em grande medida, o sucesso das políticas institucionais de combate à fraude académica. Essas políticas e a ação docente nesse âmbito enfrentam atualmente grandes desafios, não só porque a expansão do sistema de ensino superior necessariamente multiplicou a incidência de práticas fraudulentas, mas também porque a evolução das tecnologias de comunicação e de informação, assim como a generalização e facilidade de acesso à internet, lhes deram novos contornos e maior sofisticação. Esta comunicação tem por objetivo apresentar e discutir alguns resultados de um estudo que principia por determinar o tipo de práticas que os docentes do ensino superior percecionam como fraudulentas, para depois averiguar qual a seriação de gravidade que delas fazem, os fatores que consideram inibi-las e quais as medidas que empreendem nessas situações. Este estudo avalia igualmente se essas perceções e práticas se distinguem de acordo com o género ou a idade dos docentes ou se divergem consoante a maior, ou menor, familiaridade com os procedimentos adotados na sua instituição de ensino. Trata-se de um estudo de caso efetuado no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com recurso à aplicação de um inquérito por questionário.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFraude académicapor
dc.subjectPlágiopor
dc.subjectPerceções e práticas de docentespor
dc.titlePlágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentespor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleX Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2018-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalAtas do X Congresso Português de Sociologia: Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo-
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titlePlágio e outras fraudes académicas na perspetiva dos docentespor
dc.date.updated2021-05-17T15:42:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78441-
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