Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/22529
Autoria: | Santos, Anaïs Barroso dos |
Orientação: | António, Nelson José dos Santos |
Data: | 20-Abr-2021 |
Título próprio: | Internationalization strategies to enter the chinese market in the food & beverage sector |
Referência bibliográfica: | Santos, A. B. dos (2021) Internationalization strategies to enter the chinese market in the food & beverage sector [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22529 |
Palavras-chave: | Internationalization Strategy Chinese market Food and beverage sector Portuguese companies Internacionalização Estratégias Mercado chinês Setor alimentar e bebidas Empresas portuguesas |
Resumo: | The purpose of this study is to understand what are the key strategies that the Portuguese companies
in the Food and Beverage sector should take to enter, successfully, the Chinese market.
In the literature review are introduced the main knowledge that Portuguese companies need to
acquire before initiate the internationalization process, including Chinese management, Chinese
negotiation, Chinese consumer, and the Chinese market data. Once acquired this knowledge, the
companies will be able to take strategic and knowledgeable decisions when entering the Chinese
market, such as, decide for adaptation or not, establish a partnership or not, and understand how to
achieve competitive advantage.
Portuguese companies recognize China as a market with growth opportunities, although the activity
of these companies is still insignificant in the market. Many companies fail in their attempt to enter
the Chinese market. Why are these companies failing and others are successful?
For a better understanding of the real situation of the Portuguese companies from the Food and
Beverage sector in the Chinese market, we used questionnaires in our methodology. The answers of
the enquired companies verify most of the findings and considerations presented at the literature
review. The companies took different strategies when entered the market a few years ago, now admit
that would do it differently. The acquired experience in the Chinese market, let them understand the
best approaches to the market and the key differentiator factors that will lead to a better performance. O objetivo desta dissertação é compreender quais são as principais estratégias que as empresas portuguesas do setor Alimentar e de Bebidas devem ter para entrar, com sucesso, no mercado chinês. Na revisão da literatura são introduzidos os principais conhecimentos que as empresas portuguesas precisam de adquirir antes de iniciarem o processo de internacionalização, incluindo gestão chinesa, negociação chinesa, consumidor chinês e dados sobre o mercado chinês. Adquiridos estes conhecimentos, as empresas poderão tomar decisões estratégicas e fundamentadas para a entrada no mercado chinês, como decidir adaptar ou não ao mercado local, estabelecer uma parceria ou não, e conseguirá entender melhor como obter uma vantagem competitiva. As empresas portuguesas reconhecem a China como um mercado com oportunidades de crescimento, embora a atividade destas empresas ainda seja pouco significativa no mercado chinês. Muitas empresas fracassam na sua tentativa de entrada na China. Qual é a razão para algumas empresas não conseguirem entrar no mercado e outras serem bem sucedidas? Para uma melhor compreensão da real situação das empresas portuguesas do setor Alimentar e Bebidas no mercado chinês, utilizámos questionários na nossa metodologia. As respostas das empresas inquiridas confirmam grande parte das considerações apresentadas na revisão de literatura. As empresas adotaram estratégias diferentes quando entraram no mercado há alguns anos, agora admitem que o fariam de forma diferente. A experiência adquirida no mercado chinês, permitiu-lhes compreender as melhores abordagens ao mercado e os principais fatores diferenciadores que os conduzirão a um melhor desempenho. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_anais_barroso_santos.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.