Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22336
Autoria: Francisco, Joana Martins
Orientação: Carvalho, Miguel Atanásio Lopes Carvalho
Data: 22-Dez-2020
Título próprio: Decisões de mobilidade: transferência de mobilidade em veículo privado para as alternativas de mobilidade partilhada: o caso de lisboa
Referência bibliográfica: Francisco, J. M. (2020). Decisões de mobilidade: transferência de mobilidade em veículo privado para as alternativas de mobilidade partilhada: o caso de lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22336
Palavras-chave: Economia de partilha
Transportes
Alternativas de mobilidade
Veículo próprio
Mobilidade partilhada
Lisboa
Sharing economy
Transportation
Mobility alternatives
Private vehicle
Shared mobility
Lisbon
Resumo: A noção de Economia de Partilha como a conhecemos atualmente, facilitou novas formas de consumo sem a necessidade de propriedade e transformou sectores económicos tradicionais. Fortemente impactado por esta mudança, encontra-se o sector dos transportes, que viu nascer as alternativas de mobilidade partilhada. A disponibilização destas novas alternativas aos meios de transporte já existentes, veio consciencializar os indivíduos para a existência de mais opções viáveis de locomoção para realizar um determinado trajeto. Como em Portugal a maioria dos indivíduos utilizam o veículo próprio para viajar, este estudo aplicou um questionário de realização própria a indivíduos da AML, incluindo cenários hipotéticos de mobilidade, com o intuito de perceber a forma como estas alternativas partilhadas têm impactado as decisões de mobilidade dos consumidores e em que circunstâncias é mais provável ocorrer a transferência de mobilidade em veículo próprio para estas alternativas. Para esse efeito, o presente estudo recorreu à análise estatística dos dados e da estimação de modelos estatísticos através da regressão multinomial logit, que permitiu obter as variáveis de maior relevância na decisão do consumidor, como o conforto, e os fatores mais pertinentes do perfil socioeconómico, e, demográfico do inquirido, nomeadamente, os gastos mensais e a idade. Adicionalmente, esta investigação reúne também os cenários em que os consumidores têm maior propensão para escolher as alternativas de mobilidade partilhada em detrimento do veículo privado, tais como, os indivíduos habilitados a conduzir, mas confrontados com o pagamento de quantias elevadas de estacionamento e horários de cumprimento obrigatório no destino.
The notion of Sharing Economy as we know it today, simplified new ways of consumption without the need for ownership and transformed traditional economic sectors. Strongly impacted by this change is the transportation sector, which saw the emergence of shared mobility alternatives. The availability of these new alternatives together with the existing means of transportation, made individuals aware of the existence of more viable options to perform a certain route. This study surveyed individuals from AML with hypothetical mobility scenarios, to understand how these shared alternatives have impacted the consumer mobility decisions and under which circumstances the consumer is more likely to transfer their mobility from a private vehicle to these alternatives, given that in Portugal most individuals use their own vehicle. For this purpose, this study uses data statistical analysis and estimation of statistical models through multinomial logit regression, which enabled the determination of the most relevant variables, such as comfort, and the most relevant factors of the socioeconomic profile and demographic of the consumer, such as their monthly expenses and age. Additionally, this investigation also brings together the scenarios in which consumers are more likely to choose shared mobility alternatives compared to private vehicle, such as, the individuals with the ability to drive, but faced with high levels of parking fees and strict schedules at their destination.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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