Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22335
Autoria: Silva, Diogo Baumberg Tavares da
Orientação: Cameira, Emanuel
Data: 10-Dez-2020
Título próprio: Experiências de receção dos públicos, perceção e expetativas: o caso da obra O Rei Leão
Referência bibliográfica: Silva, D. B. T. (2020). Experiências de receção dos públicos, perceção e expetativas: o caso da obra O Rei Leão [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22335
Palavras-chave: Recepção
Imagem
Ilustração
Transmedia
Público
Cinema
Reception
Picture
Illustration
Transmedia
Public
Cinema
Resumo: As novas tecnologias fazem parte e influenciam o contexto em que vivemos, reinventam as nossas formas de comunicação, levando a várias mudanças, nomeadamente, nas formas de comunicação artística, e respetivas possibilidades de experiências de receção. No presente projeto pretende-se analisar relatos relativos à experiência de receção de um filme, primeiro lançado como filme de animação ilustrada (desenhos animados) e, mais recentemente como forma de animação hiper-realista. Recorrendo à análise de públicos, este trabalho visa compreender como o filme O Rei Leão (1994 e 2019) foi recebido pelos públicos, em dois momentos e formatos de animação diferentes. O objetivo é compreender quais as diferenças na experiência de receção, procurando identificar tendências e explicá-las. Foram selecionados e abordados conceitos considerados relevantes, para compreender as reações e perceções dos públicos face ao caso em estudo. Esta análise tem como base conceitos chave como públicos, horizontes de expectativas, comunidades interpretativas, receção estética de e narrativas transmediáticas. Estes conceitos foram selecionados com o objetivo de verificar como os públicos reagem, relatam e partilham a experiência de receção, procurando-se aqui analisar alguns destes relatos para tentar compreender como as expectativas e a relação dos públicos com determinada obra podem explicar determinada tendência. Para compreender qual o impacto do tipo de imagem (animação) na experiência dos públicos e de que forma é experienciada esta alteração, esta dissertação visa identificar tendências, positivas ou negativas, e entender quais as consequências desta mudança (de animação) numa narrativa que pode ser considerada de sucesso na sua fórmula original (1994).
New technologies are part of the context in which we live, as they influence the way we reinvent our forms of communication, leading to several changes, namely, in the forms of artistic communication, and the respective possibilities of reception experiences. This project’s proposal is to analyse reports related to the experience of receiving a film, first released as an illustrated animation film (cartoons) and, more recently as a form of hyper-realistic animation. Using audience analysis, this work aims to understand how the film The Lion King (1994 and 2019) was received by audiences, in two different moments and formats of animation. The main purpose of this dissertation is to understand the differences related with this movie reception experience, seeking to identify trends and explain them. Concepts considered relevant were selected and addressed in order to understand the reactions and perceptions of the public regarding the case study. This analysis is based on key concepts such as audiences, horizons of expectations, interpretive communities, aesthetic reception of and transmedia narratives. These concepts were selected in order to verify how audiences react, report and share the experience of reception, trying to analyze some of these reports to try to understand how the expectations and the relationship of audiences with a given work can explain a certain trend. To understand the impact of the type of image (animation) on the audience's experience and how this change is experienced, this dissertation aims to identify trends, positive or negative, and understand the consequences of this (animation) change in a narrative that can be considered successful in its original formula (1994).
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_tavares_silva.pdf647,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.