Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22331
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro Ferreira-
dc.contributor.authorRésio, Mariana Catarino-
dc.date.accessioned2021-03-11T15:24:32Z-
dc.date.available2021-03-11T15:24:32Z-
dc.date.issued2020-12-23-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationRésio, M. C. (2020). Artificial intelligence in strategic business management: The case of auditing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22331pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22331-
dc.description.abstractThe strategic realignment of a company seeks to strengthen its potential and create value so that it stands out in the market and achieves better results. We live in the era of digital transformation and adopting innovative tools and technologies such as Artificial Intelligence seems to be extolling business models and driving optimization in the processes inherent to their operation. If we look specifically to the audit area, which is intense in tasks that can be performed by machines, studies emerge showing positive results in the adoption of AI tools. After collecting data from previous investigations on the topic, we found that the use of machinery such as Artificial Intelligence in business models opens doors to the creation of value in organizations adjacent to this strategy. However, the adoption of such tools seems to be scarce. In order to deepen this contradictory approach between the benefits associated with the adoption of AI and the low rate of use of it, around 200 employees from mostly Portuguese companies were inquired. The analysis of the results obtained allows us to conclude that the scenario projected by the employees is auspicious even though the respective companies seem to be reluctant to take this step. Thus, this investigation reveals that the reasons seem to be related to misinformation, fear that unemployment will increase and fear about the costs associated with this transformation and opens the door for future investigations on these points.por
dc.description.abstractO realinhamento estratégico de uma empresa procura fortalecer o seu potencial e criar valor para que a mesma sobressaia no mercado e atinja melhores resultados. Vivemos na era da transformação digital e adotar ferramentas e tecnologias inovadoras como a Inteligência Artificial parece estar a enaltecer modelos de negócio e a impulsionar otimização nos processos inerentes ao seu funcionamento. Se nos debruçarmos na área de auditoria em específico, intensa em tarefas exequíveis por máquinas, surgem estudos que evidenciam resultados positivos na adoção de ferramentas de IA. Após recolhidos dados de investigações anteriores relativas ao tema, averiguamos que a utilização de maquinaria como a Inteligência Artificial nos modelos de negócio abre portas a criação de valor nas organizações adjacentes a esta estratégia. No entanto, parece ainda escassa a adoção de tais ferramentas. Com o intuito de aprofundar esta abordagem contraditória entre os benefícios associados à adoção de IA e a baixa taxa de utilização da mesma, foram inquiridos cerca de 200 colaboradores de empresas maioritariamente portuguesas. A análise dos resultados obtidos permite concluir que o cenário projetado pelos colaboradores é auspicioso ainda que as respetivas empresas pareçam estar relutantes a tomar este passo. Assim, esta investigação revela que as razões parecem estar relacionadas com desinformação, medo que o desemprego aumente e receio quanto aos custos associados a esta transformação e abre portas a investigações futuras sobre estes pontos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAuditoria -- Auditpor
dc.subjectInnovationpor
dc.subjectInnovation processespor
dc.subjectTechnology adoptionpor
dc.subjectTechnological changepor
dc.subjectTechnological innovationpor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectProcessos de inovaçãopor
dc.subjectAdoção de tecnologiapor
dc.subjectMudança tecnológicapor
dc.subjectInovação tecnológicapor
dc.titleArtificial intelligence in strategic business management: The case of auditingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202666409por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelO31-
dc.subject.jelO33-
dc.subject.jelM420-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mariana_catarino_resio.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.