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http://hdl.handle.net/10071/22283
Autoria: | Macedo, Maria José dos Reis de |
Orientação: | Carvalho, Crespo de |
Data: | 6-Out-2020 |
Título próprio: | The B Corp certification model applied to Iscte Executive Education |
Referência bibliográfica: | Macedo, M. J. dos R. de (2020). The B Corp certification model applied to Iscte Executive Education [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22283 |
Palavras-chave: | Certification Sustainability B Corp School Certificação Sustentabilidade Escola |
Resumo: | In this master thesis of company-project type, the B Corp certification model was applied to
the ISCTE Executive Education organization, to provide a diagnosis on its level of
contribution to the sustainable development of the planet and to identify the improvement
actions that can be implemented.
The score obtained is 65.6, below the minimum eligible for certification. Customers is the
impact area where ISCTE Executive Education’s sustainable performance is better. Workers
is the second contributor to the final score but presents low score in most of the topics. The
chapters that poorly scored are Governance and Environment, followed by Community.
A comparison to other organizations that have applied the same model was performed. The
total scores were also compared to certified organizations of the same industry and a similar
trend was identified. Comparatively, Workers is the impact area where ISCTE Executive
Education presents the worst performance followed by Environment. The impact areas where
ISCTE Executive Education is performing better than others are Customers, followed by
Governance and Community.
The recommended actions to improve this score were prioritized and organized in clusters.
A TO BE scenario was presented and quantified. Nesta tese de mestrado do tipo projeto-empresa, o modelo de certificação B Corp foi aplicado ao ISCTE Executive Education, para efetuar um diagnóstico da sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do planeta e identificar as ações de melhoria que podem ser implementadas. A pontuação obtida é de 65,6, abaixo do mínimo elegível para certificação. Clientes é a área de impacto em que o desempenho sustentável do "ISCTE Executive Educatio" é melhor. Trabalhadores é o segundo contribuidor para a pontuação final, mas a pontuação é baixa na maioria dos tópicos. Os capítulos com pontuação mais baixa são Governança e Meio Ambiente, seguidos por Comunidade. Efetuou-se uma comparação com outras organizações que aplicaram o mesmo modelo. As pontuações totais também foram comparadas com organizações certificadas do mesmo setor, tendo-se observado uma tendência semelhante. Comparativamente, Trabalhadores é a área de impacto que o "ISCTE Executive Education" apresenta o pior desempenho, seguida de Meio Ambiente. As áreas de impacto em que o "ISCTE Executive Education" tem um desempenho melhor do que outras são os Clientes, seguidas pela Governança e pela Comunidade. As ações recomendadas para melhorar essa pontuação foram priorizadas e organizadas em "clusters". O cenário posterior à sua implementação (TO BE) foi quantificado. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_maria_reis_macedo.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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