Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22228
Autoria: Dias, Simão Afonso Filipe Branco Antunes
Orientação: Reis, Joaquim
Data: 31-Jul-2020
Título próprio: GDPR implications on social networks: perceptions of the IT specialists and non-specialists
Referência bibliográfica: Dias, S. A. F. B. A. (2020). GDPR implications on social networks: perceptions of the IT specialists and non-specialists [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22228
Palavras-chave: Social network sites (SNSs)
Internet privacy
Privacy protection strategies
Digital literacy
General data protection regulation (GDPR)
Resumo: The Knowledge Society in which we live is characterized by the exponential growth of data and the technological capacity to collect, treat and use, for purposes not always observing principles, ethics, deontology or legality. The General Data Protection Regulation (GDPR) can be used as an instrument for the protection of personal data, in a context of increasing adherence to social networks, in which its users, not always having the requirements in digital literacy topics, can export their personal data, unaware and / or not using data protection strategies. This investigation aims to find out if the level of digital literacy - which led to the division of participants between IT specialists and IT non-specialists - has an influence regarding the information revelation, the data protection strategies used and the behavior changes, depending on the level of knowledge on the GDPR, by users of social networks. Adopting a quantitative methodology, with descriptive and also exploratory research, a questionnaire application, using Google Forms, using a snowball data collection strategy, allowed to obtain 608 participants’ answers. Based on the assumption that the level of digital literacy determines a lower exposure of personal data, a greater use of data protection strategies and a better knowledge of the GDPR, by participants with a higher level of digital literacy (IT specialists), the obtained results allowed to conclude that differences are not significant.
A Sociedade do Conhecimento em que vivemos é caracterizada pelo crescimento exponencial de dados e pela capacidade tecnológica de os recolher, tratar e usar, com fins nem sempre observando princípios, éticos, deontológicos ou legalidade. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) constitui-se como um instrumento de proteção da preservação de dados pessoais, num contexto de uma crescente adesão às redes sociais, em que os seus utilizadores, nem sempre detendo as necessárias competências em matéria de literacia digital, poderão expor os seus dados pessoais, desconhecendo e/ou não fazendo uso de estratégias de proteção de dados. A presente investigação visa saber se o nível de literacia digital – que conduziu à divisão dos participantes entre especialistas e não especialistas em TI – tem influência no que respeita à informação revelada, às estratégias de proteção de dados usadas e à alteração de comportamentos, em função do nível de conhecimento sobre o RGPD, por parte dos utilizadores das redes sociais. A adoção de uma metodologia quantitativa, com uma pesquisa descritiva e também exploratória, a aplicação de um questionário, usando o Google Forms, a partir de uma estratégia de recolha de dados do tipo snowball, permitiu a resposta a 608 participantes. Partindo do pressuposto que o nível de literacia digital determinaria uma menor exposição dos dados pessoais, um maior uso de estratégias de proteção de dados e um melhor conhecimento do RGPD, por parte dos participantes com maior nível de literacia digital (Especialistas em TI), os resultados obtidos permitem concluir que as diferenças não são significativas.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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