Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22220
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, João Carlos Amaro-
dc.contributor.advisorCardoso, Elsa Alexandra Cabral da Rocha-
dc.contributor.authorHenriques, João Pedro Sousa-
dc.date.accessioned2021-02-25T15:32:51Z-
dc.date.available2021-02-25T15:32:51Z-
dc.date.issued2020-11-22-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.citationHenriques, J. P. S. (2020). Searching for associations between social media trending topics and organizations [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22220pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22220-
dc.description.abstractThis work focuses on how micro and small companies can take advantage of trending topics for marketing campaigns. Trending topics are the most discussed topics at the moment on social media platforms, particularly on Twitter and Facebook. While the access to trending topics is free and available to everyone, marketing specialists and specific software are more expensive, therefore small companies do not have the budget to support those costs. The main goal is to search for associations between trending topics and companies on social media platforms and HotRivers prototype is designed to accomplish this. A solution that aims to be inexpensive, fast, and automated. Detailed analyses were conducted to reduced the time and maximize the resources available at the lowest price. The final user receives a list of the trending topics related to the target company. For HotRivers were tested different pre-processing text techniques, a method to select tweets called Centroid Strategy and three models, an embedding vectors approach with Doc2Vec model, a probabilistic model with Latent Dirichlet Allocation, and a classification task approach with a Convolutional Neural Network used on the final architecture. The Centroid Strategy is used on trending topics to avoid unwanted tweets. In the results stand out that trending topic Nike has an association with the company Nike and #World- PatientSafetyDay has an association with Portsmouth Hospitals University. HotRivers cannot produce a full marketing campaign but can point out to the direction to the next campaign.por
dc.description.abstractEste trabalho foca-se na forma como as micro e pequenas empresas podem tirar partido dos trending topics para as suas campanhas de marketing. Os trending topics são os tópicos mais discutidos em cada momento nas redes sociais, particularmente no Twitter e no Facebook. Enquanto o acesso aos trending topics é gratuito e generalizado, os especialistas em marketing e o software especifico são dispendiosos, pelo que as pequenas empresas não têm o orçamento para suportar esses custos. O principal objetivo é procurar associações entre trending topics e empresas nas redes sociais e para isso foi criado um protótipo chamado HotRivers. Uma solução que pretende ser acessível, rápida e automatizada. Foram realizadas análises detalhadas para reduzir o tempo e maximizar os recursos disponíveis a preço baixo. O utilizador final recebe uma lista dos trending topics relacionados com a empresa alvo. O HotRivers foi testado com diferentes técnicas de pré-processamento de texto, um método para selecionar tweets chamado Estratégia Centroid e três modelos, uma abordagem de vectores embedding com o modelo Doc2Vec, um modelo probabilístico com Alocação de Dirichlet Latente, e uma abordagem de classificação com uma Rede Neural Convolucional, selecionada para a arquitetura final. A Estratégia Centroid é utilizada nos trending topics para evitar tweets indesejados. Nos resultados destacam-se o trending topic "Nike" que tem uma associação com a empresa Nike e #WorldPatientSafetyDay que tem uma associação com a Universidade dos Hospitais de Portsmouth. Embora o HotRivers não possa produzir uma campanha de marketing completa, pode apontar a direção para a campanha seguinte.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrending topicspor
dc.subjectText similaritypor
dc.subjectText classificationpor
dc.subjectAssociationspor
dc.subjectSimilaridade de textopor
dc.subjectClassificação de textopor
dc.subjectAssociaçõespor
dc.titleSearching for associations between social media trending topics and organizationspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202648303por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_sousa_henriques.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.