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http://hdl.handle.net/10071/22214
Autoria: | Costa, Joana Sofia Silva |
Orientação: | Brochado, Ana Margarida M. C. Oliveira |
Data: | 17-Dez-2020 |
Título próprio: | A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário |
Referência bibliográfica: | Costa, J. S. S. (2020). A influência da comunicação nos social media no sucesso das Initial Coin Offerings (ICOs) no setor bancário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22214 |
Palavras-chave: | Fintech Initial Coin Offerings Social media |
Resumo: | As fintech estão visivelmente a assumir uma importância crescente a nível mundial. Permitem,
entre outras inovações, novas formas de financiamento como as Initial Coin Offerings (ICOs).
As ICOs possibilitam financiar projetos sem recorrer a um intermediário, através da venda de
ativos digitais, designados por tokens, transacionáveis em mercado secundário, sendo estas
comunicadas, essencialmente, através do digital.
A presente dissertação irá analisar a presença nos social media e as campanhas de digital
marketing utilizadas pelas ICOs no setor bancário. Foi efetuada a análise quantitativa de dados
secundários (micro dados de 556 ICOs do setor bancário) e recorreu-se ao estudo de caso
qualitativo das principais ICOs do setor bancário, com recurso à observação e entrevistas, com
o principal objetivo de verificar se as plataformas de social media influenciam o sucesso das
ICOs no setor bancário.
Os resultados da presente dissertação revelaram que a presença nos social media está associada
ao sucesso das ICOs no setor bancário, nomeadamente uma associação estatisticamente
significativa entre o Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit e Youtube
e o sucesso das ICOs no setor bancário. Por último, os resultados revelam que as classificações
de ratings divulgadas nas plataformas online estão associadas ao sucesso na obtenção de
financiamento das ICOs no setor bancário. Fintechs are clearly taking on increasing importance worldwide. They allow, among other innovations, new forms of financing, such as Initial Coin Offerings (ICOs). ICOs make it possible to finance projects without resorting to an intermediary, through the sale of digital assets, called tokens, tradable in the secondary market, which are communicated, essentially, through digital. This dissertation will analyze the presence in social media and the digital marketing campaigns used by ICOs in the banking sector. The quantitative analysis of secondary data (micro data of 556 ICOs in the banking sector) was carried out and a qualitative case study of the main ICOs in the banking sector was used, using observation and interviews, with the main objective of verifying whether the platforms of social media influence the success of ICOs in the banking sector. The results of this dissertation revealed that the presence in social media is associated with the success of ICOs in the banking sector, namely a statistically significant association between Twitter, Slack, Facebook, Medium, Bitcointalk, Github, Reddit and Youtube and the success of ICOs in the banking sector. Finally, the results reveal that the ratings published on the online platforms are associated with the success in obtaining financing from ICOs in the banking sector. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_joana_silva_costa.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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