Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22213
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRatinho, Susana Isabel dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, João Carlos German da-
dc.date.accessioned2021-02-25T14:16:10Z-
dc.date.available2021-02-25T14:16:10Z-
dc.date.issued2021-02-03-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationSilva, J. C. G. da. (2020). A avaliação do comprometimento organizacional na implementação de um centro de serviços partilhados [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22213pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22213-
dc.description.abstractEm Portugal, a competição que se verifica no mercado privado da saúde e a crescente necessidade de se tornarem cada vez mais eficientes e atingir níveis de serviço de excelência a um custo operacional mais reduzido, faz com que as organizações apostem na melhoria interna dos processos tornando-os cada vez mais ágeis. Cada organização tem de ser capaz de se reorganizar em termos operacionais e estratégicos de forma a otimizar os recursos, tendo como objetivo a criação de valor interno. Em prol da otimização de processos, o grupo GEPCS, Grupo Empresarial de Prestação de Cuidados de Saúde, optou pela criação de um centro de serviços partilhados na área de suporte das suas unidades de esterilização. A criação de um centro de serviços partilhados, enquanto sistema que é continuamente melhorado e reinventado através de benchmark, melhores práticas e redesenho de processos (Van der Linde et al., 2006), ambiciona proporcionar maior eficiência, criação de valor, redução de custos e um melhor atendimento aos clientes internos da organização. (Bergeron, 2002). Porém, qualquer mudança, enquanto chave para a implementação com sucesso das melhores estratégias de desenvolvimento (Nascimento, 2008), gera resistência por parte dos agentes envolvidos enquanto parte integrante da organização. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é demostrar que uma organização necessita da participação e comprometimento organizacional na implementação da mudança e na criação de um centro de serviços partilhados pois tal como defende Meyer (2009) “(…) o comprometimento é essencial para o sucesso da implementação da mudança”.por
dc.description.abstractThe competition verified in the private healthcare market in Portugal and the growing need for process improvement in favour of greater processes efficiency and effectiveness, creates the need for each organization to make the internal processes more and more agile. Each organization must be able to reorganize itself in operational and strategic terms in order to optimize resources, with the objective of creating internal added value. In order to optimize processes, the GEPCS group, the Business Group of Providing HealthCare, chose for the creation of a shared services center in the support area of its sterilization units. The creation of a shared services center, as a system that is continuously improving and reinvented through benchmarks, best practices and process continuous redesign (Van der Linde et al., 2006), aims to provide greater efficiency, value creation, cost reduction and better service to the organization's internal customers. (Bergeron, 2002). However, any change, as key to the successful implementation of the best development strategies (Nascimento, 2008), generates resistance on the part of the agents involved as an integral part of the organization. The objective of this thesis is to demonstrate that an organization needs the participation and the organizational commitment in the implementation of the change during the creation of a shared services centres, as supported by Meyer (2009) “(…) commitment is essential for the success of the implementation of the change ”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstratégia organizacionalpor
dc.subjectCriação de centro de serviços partilhadospor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectInfluência do comprometimento organizacionalpor
dc.subjectOrganizational strategiespor
dc.subjectCreation of shared services centrepor
dc.subjectChangepor
dc.subjectInfluence of organizational commitmentpor
dc.titleA avaliação do comprometimento organizacional na implementação de um centro de serviços partilhadospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202647986por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_german_silva.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.