Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22199
Autoria: Nóbrega, Patrícia Pestana
Orientação: Messias, Inês
Data: 19-Nov-2019
Título próprio: Autonomous driving: are we ready to accept it? A study about information influences on technology acceptance
Referência bibliográfica: Nóbrega, P. P. (2019). Autonomous driving: are we ready to accept it? A study about information influences on technology acceptance [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22199
Palavras-chave: Autonomous driving
Automation
User acceptance
Condução autónoma
Automação
Aceitação dos utilizadores
Resumo: In this era of technology we live in, transportation is the subject of rapid developments with brands racing, with a focus on becoming the pioneer in launching a stand-alone car. The planned dates for public release are close, however today there are only prototypes in test with level of automation 4. Being a recent subject, little information exists for both consumers or companies, so the study proposes to identify the information and technology that can influence opinion on these cars. The Innovation Adoption in Robotics (IAR) model was selected as the study’s theorical reference to study the intention of adopting autonomous vehicles, to determine the variables and construct a questionnaire to collect opinions and quantify other variables related to car acceptance. This model is based on the Technology Acceptance Model (TAM), developed by Davis (1989) and the Diffusion of Innovations Model (DIM) developed by Rogers' (1983). It is noted through the study that the subject is known the inquirers, although information about it is scarce, being evoked by them the need to obtain further progress in technology, to experiment and to obtain more information. Only by mitigating the abovementioned faults, uncertainties as to the reliability of the system and the advantages could be better clarified. Absence of information currently available about this technology and uncertainties regarding price, preparation of countries’ preparation and of the population itself, together with the impossibility of experiencing the car make these technology’s acceptance difficult.
Nesta era de tecnologia em que nos encontramos os transportes são alvo de rápidos desenvolvimentos e corridas à inovação pelas marcas, com o foco de se tornarem pioneiros no lançamento de um carro autónomo. As datas previstas para lançamento ao público estão próximas, ainda que hoje apenas existam ainda protótipos em teste com nível de automação 4. Sendo este um tema recente, pouca informação existe tanto para os consumidores ou empresas, assim este estudo propõe-se a identificar a informação e tecnologia atuais que podem influenciar a opinião sobre estes carros. Foi selecionado o modelo Innovation Adoption in Robotics (IAR) como referencial teórico, uma vez que este estuda a intenção de adoção de veículos autónomos, para determinação das variáveis. Optou-se pela construção de um questionário, de forma a permitir recolher opiniões e medir quantitativamente outras variáveis relacionadas com a aceitação do carro. Este modelo é baseado no Technology Acceptance Model (TAM) desenvolvido por Davis (1989) e no Diffusion of Innovations Model (DIM) desenvolvido por Rogers’ (1983). Afere-se através do estudo que o tema é conhecido, embora de acordo com os inquiridos a informação sobre este é pouca, sendo evocado por estes a necessidade de obter maior progresso na tecnologia, de experimentar e de obter mais informação. Apenas mitigando as faltas referidas anteriormente, as incertezas quanto à fiabilidade do sistema e as vantagens que poderiam ser melhor esclarecidas. Ausência de informação disponível atualmente sobre este tipo de tecnologia e as incertezas em relação ao preço, preparação dos países e da própria população, em conjunto com a impossibilidade de experienciar, o carro tornam a sua aceitação dificultada.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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