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dc.contributor.advisorBarbas, Patrícia Maria Pontes Serra Mendes-
dc.contributor.authorFernandes, Nuno Miguel Gouveia-
dc.date.accessioned2021-02-19T11:28:37Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationFernandes, N. M. G. (2020). Calçada de Santo Amaro como rua partilhada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22100pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22100-
dc.description.abstractA cidade e a forma como a vivemos, sofreram um processo de mudança ao longo do tempo. Diante uma cidade que é cada vez maior e onde a vida é mais automatizada, destaca-se a necessidade de criação de espaços urbanos onde as pessoas sejam tidas como a unidade de referência. A rua, que outrora era um mero canal de passagem, que servia quase exclusivamente para ligar um sítio ao outro, deixou de ter apenas esse papel. É hoje parte da vida da cidade e é nela que ocorrem muitas das expressividades diárias das pessoas, bem como situações de encontro, expressão cultural e até de manifestação popular, seja a título individual ou global. A necessidade de implementar cada vez mais ruas partilhadas nas grandes cidades urge no sentido de permitir a coexistência de pessoas e veículos, permitindo bem-estar e funcionalidade a todos os utilizadores do espaço em questão. A rua partilhada não vem de forma alguma tirar a evolução imposta pela utilização do automóvel, mas permitir que ambos coabitem de forma harmoniosa, no entanto, vem tirar o maior partido das suas características e incentivar, se quisermos, uma abordagem vocacionada para o peão em detrimento do automóvel. A Calçada de Santo Amaro apresenta-se como exemplo desta potencialidade do espaço da rua, cuja intenção de torna-la uma rua partilhada, se procura refletir no desenvolvimento do projeto final de mestrado.por
dc.description.abstractThe city and the way we live it have undergone a process of change over time. Faced with a city that is increasingly larger and where life is more automated, the need to create urban spaces where people are seen as the reference unit stands out. The street, which was once a mere passage channel, used almost exclusively to connect one place to the other, no longer has that role. It is now part of the life of the city and it is where many of the daily expressions of people occur, as well as situations of encounter, cultural expression and even popular manifestation, whether i tis individually or globally. The need to implement more and more shared streets in large cities is urgent in order to allow the coexistence of people and vehicles, allowing well-being and functionality to all users of the space in question. The shared street in no way comes to take the evolution imposed by the use of the car, but to allow both to live together in a harmonious way, however, it takes full advantage of their characteristics and encourages, if we wish, an approach aimed at the pedestrian in detriment of the automobile. Calçada de Santo Amaro presents itself as an example of this potential of the street space, whose intention to make it a shared street, seeks to reflect on the development of this final master’s project.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRuapor
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectDimensão humanapor
dc.subjectRua partilhadapor
dc.subjectStreetpor
dc.subjectPublic spacepor
dc.subjectHuman dimensionpor
dc.subjectShared streetpor
dc.titleCalçada de Santo Amaro como rua partilhadapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202559670por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapor
dc.date.embargo2021-12-17-
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