Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22086
Autoria: Salgado, Mário Lança Campos
Orientação: Nunes, Luís Miguel Martins
Almeida, Ana Maria Carvalho de
Data: 4-Dez-2020
Título próprio: Community discovery in mobile games
Referência bibliográfica: Salgado, M. L. C. (2020). Community discovery in mobile games [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22086
Palavras-chave: Mobile gaming
Community discovery
Community life-cycle
Recommendation system
Jogos para dispositivos móveis
Descoberta de comunidades
Ciclo de vida de comunidades
Sistema de recomendação
Resumo: Gaming has become one of the leading entertainment platforms of current days, representing more than 2.5 billion gamers around the world that, just in 2019, spent around 150 billion dollars on games. Across gaming, mobile gaming has become quite popular, with games such as the Candy Crush franchise achieving 258 monthly active users and Call of Duty Mobile being downloaded 100 million times in the first week. With the increasing relevance of mobile gaming, there is a necessity to understand how players interact, and gaming communities structure themselves. Communities in games can be considered as social networks of individuals, in this case, players, that interact with each other at diverse levels. In this thesis we try to understand how communities are structured and evolve through a network of common mobile gaming interactions. We test our methodology with datasets from a real mobile game with 20 daily active users collected across 60 days in 3 different countries. The main contribution of this thesis is an analysis of different community discovery methods with this a real mobile game datasets. We also provide a community based friendship recommendation system that can run on top such networks and deliver up to 79% precision on growing communities.
Os jogos tornaram-se uma das principais plataformas de entretenimento dos dias atuais, representando mais de 2,5 biliões de jogadores em todo o mundo que, apenas em 2019, gastaram cerca de 150 biliões de dólares em jogos. De todos os jogos, os jogos para dispositivos móveis tornaram-se particularmente populares, com jogos como o Candy Crush a atingir 258 milhões de utilizadores ativos por mês e Call of Duty Mobile a ser descarregado 100 milhões de vezes na primeira semana de lançamento. Com a crescente relevância dos jogos para dispositivos móveis, há uma necessidade de en- tender como os jogadores interagem e como as comunidades de jogos estão estruturadas. As comunidades nos jogos podem ser consideradas redes sociais de indivíduos, neste caso, jogadores, que interagem entre si a diversos níveis. Nesta tese, tentamos entender como as comunidades estão estruturadas e evoluem através de uma rede de interações presentes frequentemente nos jogos para dispositivos móveis. Testámos a nossa metodologia com conjuntos de dados de um jogo real para dispositivos móveis com 20 milhões de utilizadores ativos diários, recolhidos durante 60 dias em 3 países diferentes. A principal contribuição desta tese é uma análise de diferentes métodos de descoberta de comunidades com este conjunto de dados reais. Fornecemos também um sistema de recomendação de amizades baseado em comunidades, que pode ser executado neste tipo de redes e atingir até 79 % de precisão em comunidades em crescimento.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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