Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22084
Autoria: Antão, João Pedro Beato
Orientação: Pereira, Rúben Filipe de Sousa
Ribeiro, Ricardo Daniel Santos Faro Marques
Data: 17-Dez-2020
Título próprio: A mobile CRM development for real estate
Referência bibliográfica: Antão, J. P. B. (2020). A mobile CRM development for real estate [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22084
Palavras-chave: Information systems
Real estate
CRM Customer relationship management -- CRM Customer relationship management
Mobile application
Sistema de informação
Sector imobiliário
Aplicação móvel
Resumo: Real estate (RE) agents are professionals who need up-to-date and accurate information about their clients in order to maintain profitable and long-lasting relationships with each of them to prosper in such a competitive industry. The research focuses on one problem: unexistance of mobile solution, adapted to the needs of RE agents, that integrates only their needed features. The creation of this allows them to improve their performance and optimize their results, making it possible to invest more time in building relationships and less in secretarial tasks. The importance of solving this problem is related to the importance of optimizing work and resources in a highly abundant information industry. Through this service digitalization, the productivity and performance of RE agents can be improved. The research consists in the development of a Costumer Relationship Management (CRM) for mobile devices capable of managing information about the customers and business partners of each user, which provides agenda services and also a visual information system capable of showing the progress of the agent and other statistical analysis. All functionalities implemented were collected through 15 face-to-face interviews and validated with seven videoconference interviews. All of them were made using different specialists. For the development and evaluation of this artifact was followed the DSR methodology corresponding to each interview made to an iteration of this model. It was verified that the mobile CRM solution is an added value in terms of customer portfolio management, enhancing the development of their relationships, and in monitoring the performance of professionals.
Os agentes imobiliários são profissionais que necessitam de informação atualizada e precisa sobre os seus clientes para conseguirem manter relações profícuas e duradouras com cada um deles, a fim de prosperarem numa indústria tão competitiva. A dissertação concentra-se num problema: não existe uma solução mobile, criada à medida das necessidades dos agentes imobiliários, capaz de melhorar o seu desempenho e otimizar os seus resultados, tornando possível investir mais tempo no trabalho da relação com o cliente e menos com tarefas de secretaria. A importância da resolução deste problema está relacionada com a importância de otimizar trabalho e recursos numa indústria altamente abundante de informação. Através da digitalização destes serviços a produtividade e performance dos agentes imobiliários podem ser melhoradas. A pesquisa consiste no desenvolvimento de um Costumer Relationship Management (CRM) para dispositivos móveis capaz de gerir informação sobre os clientes e parceiros de negócio de cada utilizador, que forneça serviços de agenda e ainda um sistema de informação visual capaz de mostrar os progressos do agente e outras análises estatísticas. Todas as funcionalidades implementadas foram recolhidas através de 15 entrevistas presenciais e validadas com sete entrevistas por vídeo-conferencia. Para esta validação do artefacto seguiu-se a metodologia DSR correspondendo cada entrevista feita a uma iteração deste modelo. Verificou-se que a solução mobile de CRM é uma mais-valia ao nível da gestão da carteira de clientes potenciando o desenvolvimento das suas relações, e ao nível da monitorização da performance dos agentes imobiliários.
Designação do grau: Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_beato_antao.pdf2,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.