Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22046
Autoria: Chabai, Mateus Silvestre
Orientação: Carvalho, Clara
Data: 20-Jan-2021
Título próprio: Representações sociais, estigmatização e perseguição de pessoas com albinismo em Moçambique: um estudo de casos
Referência bibliográfica: Chabai, M. S. (2020). Representações sociais, estigmatização e perseguição de pessoas com albinismo em Moçambique: um estudo de casos [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/222046
ISBN: 978-989-781-439-6
Palavras-chave: Albinos
Diferenças
Crença -- Belief
Discriminação e direitos humanos
Differences
Discrimination, and human rights
Resumo: Do Latim albus ("branco"), o albinismo resulta duma mutação genética que compromete a produção da melanina - elemento bioquímico responsável pela pigmentação da pele, dos olhos e do cabelo. Assim, pessoas com o Albinismo Oculocutâneo - o principal e em foco neste estudo - nascem com a aparência "branca", independentemente da aparência dos progenitores. Ora, em muitos contextos (não só o africano), este facto de nascerem "brancos" de progenitores "não-brancos", além de reforçar a sua visibilidade (pela diferença), tem alimentado crenças e comportamentos discriminatórios. Em Moçambique, os "albinos" são mortos à nascença (infanticídio), os que escapam vivem estigmatizados e perseguidos pelo "mercado da bruxaria". É um cenário que sugere a tese de que o "tratamento dado às pessoas com albinismo é consequência das representações sociais sobre a sua condição". Este estudo foi, então, realizado com o objetivo de compreender a dialética existente entre as representações do albinismo e as atitudes sociais perante os indivíduos. "Que representações sociais há do albinismo, e que relações tais representações têm com a estigmatização e a perseguição das pessoas em Moçambique?" Através do Inquérito Narrativo, num estudo de casos envolvendo 28 participantes com albinismo, 7 médicos tradicionais e 7 instituições humanitários, foi possível apurar que o albinismo é conotado com perigo, feitiçaria, adultério, maldição, mas também com os "corpos crepúsculos" com utilidades mágico-terapêuticas. Portanto, são representações que suscitam estigmatismos e aproveitamentos dos indivíduos para a bruxaria. Em muitas destas representações nega-se a humanidade das vítimas, tornando-se difícil falar de direitos humanos antes da desmistificação social do albinismo.
From Latin albus ("white"), albinism is caused by a genetic mutation that compromises the production of melanin - the responsible for pigmentation of skin, eyes, and hair. In case, people with Oculocutaneous Albinism - the focus of this study - are born with a "white" appearance, regardless of the appearance of their parents. In many contexts (not only in Africa), this fact of being born "whites" by "non-whites" parents, in addition to reinforcing their visibility (by difference), results in discriminatory beliefs and behaviors. In Mozambique, "albinos" are killed at birth (infanticide), and those who escape are discriminated and persecuted for the "witchcraft market". The reality suggests that the treatment given to People with Albinism is a consequence of social representations about their condition. This study was then carried out for understanding the relationship between the social meanings of albinism and the treatment given to individuals. What social representations are there about albinism, and what relations do such representations have with the stigmatization and persecution of those affected in Mozambique? Through the Narrative Inquiry, in a case study involving 28 participants with albinism, 7 witchdoctors and 7 humanitarian agents, it was possible to verify that albinism has connotations of danger, contamination, witchcraft, adultery, curse, but also represents twilight bodies with magical-therapeutic uses. They are representations that provoke stigmatisms, but they also induce the murder of individuals for witchcraft. Many of these beliefs deny the humanity of the victims, making it difficult to talk about human rights before the demystification of albinism.
Designação do grau: Doutoramento em Antropologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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