Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21934
Autoria: Amaral, Camila Dias Janeiro Arroja do
Orientação: Pereira, José Santana
Data: 22-Jan-2021
Título próprio: O uso do Twitter enquanto ferramenta de campanhas eleitorais: o caso das eleições legislativas de outubro de 2019 em Portugal
Referência bibliográfica: AMARAL, Camila Dias Janeiro Arroja do - O uso do Twitter enquanto ferramenta de campanhas eleitorais: o caso das eleições legislativas de outubro de 2019 em Portugal [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21934>.
Palavras-chave: Campanhas políticas
Microblog
Twitter
Portugal
2019
Political campaigns
Resumo: Nos últimos anos, jornalistas, partidos políticos e o público têm utilizado o Twitter como um indicador de tendências políticas. A presente dissertação centra-se na forma como os candidatos às eleições legislativas em Portugal de 2019 o utilizam enquanto ferramenta de campanha e se o uso desta foi capaz de equalizar o campo do jogo político. Utilizando um conjunto de dados que conta com a análise detalhada do uso do Twitter por parte de 180 cabeças-de-lista, divididos por 20 círculos eleitorais e 9 partidos políticos préselecionados, o estudo procura explicar por que razão alguns candidatos são mais propensos a adotar o Twitter, se a idade é ou não um fator que contribui para essa adoção e se os partidos mais recentes e ditos de franja fazem ou não um uso mais exaustivo desta plataforma relativamente aos partidos mainstream. Este trabalho assenta na ideia de que as campanhas políticas online apenas reforçam as relações de poder existentes e fazem com que se mantenha o status quo político. Tal, sugere que a teoria da normalização das práticas de campanha está presente no Twitter, não alterando as práticas de comunicação existentes. Assim, a principal conclusão é que o Twitter funciona apenas enquanto instrumento que reforça as estruturas de poder existentes e cimentadas, em vez de as desafiar, e tal alinha-se com a teoria da normalização, visto que a maioria dos seus utilizadores mais ativos são candidatos bem estabelecidos do sistema e mediáticos que dispõem de recursos financeiros para fazer campanha, quer offline, quer online.
In recent years, journalists, political parties and the public have used Twitter as an indicator of political trends. This dissertation focuses on how candidates in the 2019 Portuguese legislative elections use it as a campaign tool and whether or not its use has been able to equalize the field of political play. Using a set of data that includes a detailed analysis of the use of Twitter by 180 list heads, divided into 20 electoral districts and 9 pre-selected political parties, the study seeks to explain why some candidates are more likely to adopt Twitter, whether or not age is a factor contributing to this adoption, and whether or not the more recent and so-called fringe parties make more exhaustive use of this platform relative to mainstream parties. This work is based on the idea that online political campaigns only reinforce existing power relations and maintain the political status quo. This suggests that the theory of normalizing campaign practices is present on Twitter, not changing existing communication practices. Thus, the main conclusion is that Twitter only works as a tool that reinforces existing and cemented power structures rather than challenging them, and this aligns with the normalization theory, as most of its most active users are well-established system and media candidates who have the financial resources to campaign both offline and online.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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