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dc.contributor.advisorPais, Cláudio António Figueiredo-
dc.contributor.authorAscenso, Tiago Miguel Clemente-
dc.date.accessioned2021-02-04T14:22:50Z-
dc.date.available2021-02-04T14:22:50Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationAsceno, T. M. C. (2020). As consequências da divulgação das matérias relevantes de auditoria em Espanha [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21917pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21917-
dc.description.abstractA transposição da diretiva 2014/56/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, através da implementação da lei 22/2015, com entrada em vigor a 17 de junho de 2016, implicou a obrigatoriedade de divulgação das matérias relevantes de auditoria, para entidades de interesse público. Neste estudo, investigo se a divulgação das matérias relevantes de auditoria influenciou a tomada de decisão do investidor e a qualidade de auditoria. Esta investigação é realizada com uma dimensão temporal de quatro anos, através da recolha de dados das empresas cotadas na bolsa de Madrid, dois anos antes e dois anos após a introdução desta nova lei de auditoria. Para o estudo do impacto da divulgação das matérias relevantes de auditoria ao nível da tomada de decisão do investidor, recorri a testes de associação como o "Price Model" e o "Return Model" e o estudo de evento, através do CAR. Os resultados obtidos permitem percecionar uma reação do investidor, a curto prazo, à divulgação das matérias relevantes de auditoria como demonstram os resultados do "Return Model" e do CAR. Para a análise a médio/longo prazo, recorri ao "Price Model" que revela a inexistência de relação entre a divulgação das matérias relevantes de auditoria e a tomada de decisão do investidor. Para o estudo da qualidade de auditoria, recorri aos acréscimos discricionários e aos honorários de auditoria e os resultados apresentados demonstram que a divulgação das matérias relevantes de auditoria não apresenta relação com a qualidade de auditoria.por
dc.description.abstractThe transposition of the directive 2014/56/EU of the European Parliament and Council, of 16 April 2014, entered into force on 17 June 2016 through the implementation of law 22/2015, implied the obligation to disclose audit information matters to public interest entities. In this study, I investigate whether the disclosure of relevant audit matters has influenced investor decision-making and audit quality. This research is performed within a time dimension of four years, through the collection of data from companies listed on the "Madrid Stock Exchange", two years before and two years after the introduction of this new audit law. Concerning the study of the impact of the disclosure of relevant audit matters in terms of investor decision making, I used association tests such as the "Price Model", the "Return Model" and the event study, through the CAR. The obtained results deduct the perception of an investor reaction, in the short term, to the disclosure of key audit matters, as shown by the results of the "Return Model" and the CAR. For the medium/long-term analysis, I applied the "Price Model", revealing the inexistence of a relationship between the disclosure of relevant audit matters and investor decision-making. Regarding the study of audit quality, I used discretionary accruals and audit fees. The results of this study conclude that there is no evidence that the disclosure of key audit matters is related to audit quality.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelatório de auditoriapor
dc.subjectReacção do mercadopor
dc.subjectQualidade de auditoriapor
dc.subjectAuditor's reportpor
dc.subjectMarket reactionpor
dc.subjectAudit qualitypor
dc.titleAs consequências da divulgação das matérias relevantes de auditoria em Espanhapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202585603por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidadepor
dc.subject.jelM41-
dc.subject.jelM42-
dc.subject.jelM48-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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