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http://hdl.handle.net/10071/21857
acessibilidade
Title: Recomendações para um plano estratégico: A mobilidade elétrica em Portugal
Authors: Carvalho, Rodrigo Rosa Teixeira Rebelo de
Orientador: Falcão, Pedro Fontes
Keywords: Automóvel -- Car
Estratégias
Inovação
Mobilidade
Veículos elétricos
Electric vehicles
Innovation
Mobility
Strategy
Issue Date: 18-Nov-2020
Citation: Carvalho, R. R. T. R. de. (2020). Recomendações para um plano estratégico: A mobilidade elétrica em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21857
Abstract: Na presente dissertação, abordou-se o novo ecossistema da mobilidade mundial, tendo como foco a Mobilidade Elétrica em Portugal. O objetivo central do autor foi apresentar as melhores Recomendações para um Plano Estratégico focado na transição energética nacional e na forma de como se deverá abordar e tornar esta mudança o mais fácil e eficiente possível, rumo a uma mobilidade ecológica, mas sobretudo a um mundo ambientalmente sustentável e seguro. A metodologia aplicada baseou-se numa revisão de literatura, mas também num desenvolvimento teórico sobre o ecossistema atual, inovações e tendências, indústria automóvel, mercado automóvel e rede infraestrutural necessária a esta transição. Em cada tópico, discutiu-se as variantes, razões, explicações, consequências e implicações futuras de cada uma das questões em apreço. Como complemento à pesquisa teórica, o autor realizou 15 entrevistas a colaboradores de grandes empresas do setor automóvel e energético, assim como a utilizadores de automóveis distintos. Como resultado final, deverão ser consideradas as principais recomendações relativas a questões e barreiras existentes a resolver atualmente rumo a uma mobilidade elétrica eficaz e sustentável em Portugal: (1) Falta de infraestrutura de carregamento pública e privada; (2) Insuficiência da rede nacional de fornecimento energético; (3) Insuficiência de incentivos/benefícios; (4) Falta de informação e formação generalizada; (5) Excesso de burocracia, normas e leis aplicáveis ao tema; (6) Lentidão de processos associados a Câmaras Municipais; (7) Falta de parcerias/alianças estratégicas; (8) Falta de investimento em Big Data, software, tecnologia/inovação; (9) Falta de cultura de inovação e de investimento; (10) Falta de visão estratégica.
In this dissertation, the new worldwide mobility ecosystem was approached, focusing on the Electric Mobility in Portugal. The author's central objective was to present the best Recommendations for a Strategic Plan focused on the national energy transition and on how to approach and make this change as easy and efficient as possible, towards ecological mobility, but above all to an environmentally friendly world. The applied methodology was based on a literature review, but also on a theoretical development about the current ecosystem, innovations and trends, the automotive industry, the automotive market and the infrastructure network necessary for this transition. In each topic, the variants, reasons, explanations, consequences and future implications of each of the issues were discussed. As a complement to theoretical research, the author conducted 15 interviews with employees of large companies in the automotive and energy sectors, as well as with two different car users. As a final result, the main recommendations regarding existing issues and barriers to be resolved currently towards an effective and sustainable electric mobility in Portugal should be considered: (1) Lack of public and private charging infrastructure; (2) Insufficiency of the national energy network; (3) Insufficient incentives and benefits; (4) Lack of information and generalized training; (5) Excessive bureaucracy, rules and laws applicable to the topic; (6) Slow processes associated with City Councils; (7) Lack of strategic partnerships and alliances; (8) Lack of investment in Big Data, software, technology/innovation; (9) Lack of a culture of innovation and investment; (10) Lack of strategic vision.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/21857
Thesis identifier: 202584208
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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