Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21837
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Susana Maria dos Santos Henriques-
dc.contributor.authorRua, Rita Fiúza Martins-
dc.date.accessioned2021-02-03T12:03:36Z-
dc.date.issued2021-01-14-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationRua, R. F. M. (2020). Fake healthy products in the food retail: Impact of marketing and labeling on consumer beahviour [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21837pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21837-
dc.description.abstractThe instability of consumer behavior by following the new trends, in the food retail, lead the brands to respond quickly and with quality to the needs of the target audience, and that is what will dictate their permanence and success in the market. In general, new food trends have been emerging. People's concern for a healthier lifestyle, following a standard diet based on “free from” products, among others, is increasingly evident. According to the Order of Nutritionists (Nuronha, 2018), 40% of the Portuguese do not perceive food labels. Therefore, reading the labels is essential in order to make a separation from what is really a healthy product and a product that is said to be healthy. Since the demand for products that fit into the category of healthy is a trend that is widespread for a large number of people, the brands seek to meet the needs of this group of consumers and consequently enter that market. This, brings to the market products that induce consumers in error, with packaging and labels "free fromm" that appear to be the perfect choice to include in the diet. Though, they are sold as healthy products and can be found in the market several options that present a labeling that at first sight pleases the consumer, but where in fact are hidden many sugars, fats among other components that are harmful to our health, but if it says it is “free from” for the consumer’s point of view is 100% healthy.por
dc.description.abstractA instabilidade do comportamento do consumidor ao seguir as novas tendências, no retalho alimentar, leva as marcas a responder com rapidez e qualidade às necessidades do seu público-alvo, e é isso que vai ditar a sua permanência e sucesso no mercado. De uma forma geral, novas tendências alimentares têm surgido. É cada vez mais evidente a preocupação das pessoas em seguir um estilo de vida mais saudável, seguindo uma dieta padrão baseada em produtos “isentos”, entre outros. Segundo a Ordem dos Nutricionistas (Nuronha, 2018), 40% dos portugueses não percebem os rótulos dos alimentos. Portanto, a leitura dos rótulos é fundamental para nos separarmos do que é realmente um produto saudável e um produto que se diz saudável. Uma vez que a procura por produtos que se enquadrem na categoria de saudável é uma tendência bastante procurada por um grande número de pessoas, as marcas querem satisfazer as necessidades desse grupo de consumidores e consequentemente entrar nesse mercado. Isso traz ao mercado produtos que induzem o consumidor em erro, com embalagens e rótulos “isentos de” que parecem ser a escolha perfeita para incluir na dieta alimentar. Porém, são comercializados como produtos saudáveis e podem ser encontradas no mercado diversas opções que apresentam uma rotulagem que à primeira vista agrada o consumidor, mas onde na verdade estão escondidos muitos açúcares, gorduras entre outros componentes prejudiciais à saúde, mas se disser que está “livre de” para o ponto de vista do consumidor é 100% saudável.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHealthpor
dc.subjectFood productspor
dc.subject“free from”por
dc.subjectNutritional claimspor
dc.subjectPackagingpor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectProduto alimentarpor
dc.subject“livre de”por
dc.subjectConsumidor -- Consumerpor
dc.subjectInformação nutricionalpor
dc.subjectEmbalagempor
dc.titleFake healthy products in the food retail: Impact of marketing and labeling on consumer beahviourpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202584054por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2022-01-14-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelL66-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rita_martins_rua.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.