Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21821
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro-
dc.contributor.authorCruz, Mariana Sofia das Neves-
dc.date.accessioned2021-02-02T17:50:53Z-
dc.date.available2021-02-02T17:50:53Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationCRUZ, Mariana Sofia das Neves - Factors that impact the willingness to stay in organizations [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21821>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21821-
dc.description.abstractThe competitive context of globalization is arising some complex issues for companies. One of the main problems is high turnover rates, that are affecting negatively organizations’ results. The willingness to stay in a company can be affected by numerous variables and, understanding these variables can be crucial for the sustainability of any business. This research aims to address and measure willingness to stay within a company, understand if and how much it is influenced by organizational culture, specifically by commitment, happiness, justice and loyalty. That is accomplished through formulating and testing of seven research hypothesis. For that purpose we applied a questionnaire, preceded by a pre-test procedure, to a sample composed by any person, currently employed or not, having received a total of 284 valid answers. Our results reveal that Willingness to Stay is positively affected by Organizational Commitment, Organizational Happiness and, Organizational Loyalty. The results obtained also indicate that, although Organizational Justice doesn’t affect directly Willingness to Stay, it acts has a mediator in the other three variables. These results point towards an indirect relationship between Organizational Justice and Willingness to Stay established through Organizational Commitment, Organizational Happiness and, Organizational Loyalty.por
dc.description.abstractO contexto competitivo da globalização está a gerar questões complexas para as empresas. Um dos principais problemas são as taxas de rotatividade altas, que estão a afetar negativamente os resultados das organizações. A intenção de permanecer numa empresa pode ser afetada por inúmeras variáveis e entender essas variáveis pode ser crucial para a sustentabilidade de qualquer negócio. Esta pesquisa tem como objetivo analisar e medir a Intenção de Permanecer numa organização, entender se e o quanto esta intenção é influenciada pela cultura organizacional, especificamente por compromisso, felicidade, justiça e lealdade. Neste caso, o estudo foi realizado através da formulação e testagem de sete hipóteses de pesquisa. Para o efeito aplicou-se um questionário, precedido de um pré-teste, a uma amostra composta por qualquer pessoa, atualmente empregada ou não, tendo-se obtido um total de 284 respostas válidas. Os nossos resultados revelaram que a Intenção de Permanecer numa organização é positivamente afetada por Compromisso Organizacional, Felicidade Organizacional e Lealdade Organizacional. Os resultados obtidos também indicam que, embora a Justiça Organizacional não afete diretamente a Intenção de Permanecer, atua como agente mediador nas outras três variáveis em estudo. Os resultados apontam para uma relação indireta entre Justiça Organizacional e Intenção de Permanecer numa organização, estabelecida através de Compromisso Organizacional, Felicidade Organizacional e Lealdade Organizacional.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganizational commitmentpor
dc.subjectOrganizational happinesspor
dc.subjectOrganizational justicepor
dc.subjectOrganizational loyaltypor
dc.subjectWillingness to staypor
dc.subjectCompromisso organizacionalpor
dc.subjectFelicidade organizacionalpor
dc.subjectJustiça organizacionalpor
dc.subjectLealdade organizacionalpor
dc.subjectIntenção de permanecerpor
dc.titleFactors that impact the willingness to stay in organizationspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202578577por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Mariana_Neves_Cruz.pdf17,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.