Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21782
Autoria: Pereira, Renata de Carvalho e Santos
Orientação: Santos, Vítor
Data: 18-Nov-2020
Título próprio: Plano de marketing para o Grupo StarSul
Referência bibliográfica: Pereira, R. de C. e S. (2020). Plano de marketing para o Grupo StarSul [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21782
Palavras-chave: Automóvel
Mercedes-Benz
Plano de marketing
Concessionário automóvel
Automobile
Marketing plan
Car dealer
Resumo: O ramo automóvel é um mercado com uma intensidade concorrencial elevada o que leva a que as marcas disputem intensivamente entre si. Neste sentido, o projeto de empresa desenvolvido tem como objetivo criar um plano de marketing para o grupo StarSul, o stand oficial da marca Mercedes-Benz que opera exclusivamente na região Sul de Portugal. O Grupo dedica-se, simultaneamente, à venda de automóveis Mercedes e ao serviço pós-venda da marca, mas apesar de a marca ser uma das mais vendidas em todo o mundo, a StarSul defronta a feroz concorrência de stands e outras oficinas especializadas na marca. A atração e fidelização de clientes, a sazonalidade e a relação com o consumidor são outras problemáticas que o Grupo também enfrenta. Posto isto, esta tese inicia-se na revisão de literatura, onde são analisados os conceitos introdutórios de marketing e da elaboração de um plano de marketing. De seguidaidentifica-se a metodologia utilizada, sendo o recurso a dados secundários e o método da recolha mista de dados os selecionados. Analisa-se o ambiente externo e o ambiente interno da empresa. E por último, no plano de ação, utilizam-se estratégias above e below the line ajustadas a cada problemática e aos objetivos pretendidos. O plano de marketing tem um horizonte temporal de um ano e conta com um orçamento de 140.000 €. Finalmente, é de notar que o presente projeto iniciou-se antes da pandemia COVID-19 e por esse motivo a pesquisa elaborada não teve em conta as circunstâncias da atual realidade em que vivemos.
The automobile industry is known for its highly competitive intensity which makes brands to compete fiercely for a position at the top. Having this said, this project aims to develop a marketing plan for StarSul group, which is the official Mercedes-Benz car dealership that operates exclusively in the south region of Portugal. The company is responsible forselling and for the after-sale service of Mercedes-Benz’s products, but even representing one of the most successful car brands, StarSul faces a fiercely competition from other stands and other unofficial automobile workshops. Attracting and retaining customers, seasonality and client relationships are other problems that StarSulfaces. This essay incorporates the literature review, introducing a vast of marketing concepts and the fundamentals of a marketing plan. Followed by the methodology, which identifies the data collection techniques used, the secondary data analysis and mixed method. Then, the internal and external environmental analysis of the company. Lastly, the marketing plan, based on above and below the line strategies adjusted for each identified problem and its objectives. The marketing plan is defined for a timeline of one year and the calculated budget is 140.000 €. To finish, it comes as crucial to highlight that this project was initiated before the COVID-19 pandemic outbreak and for that reason all the research done, does not account for the current situation that we are living in.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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