Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21779
Autoria: | Mina, Raquel dos Santos Janeiro Pós de |
Orientação: | Grilo, Teresa Sofia Sardinha Cardoso de Gomes Kalakou, Sofia |
Data: | 22-Dez-2020 |
Título próprio: | Transition to electric buses networks: a mixed-fleet approach |
Referência bibliográfica: | Mina, R. dos S. J. P. de (2020). Transition to electric buses networks: a mixed-fleet approach [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21779 |
Palavras-chave: | Public transportation Mixed fleet Electric vehicles Optimization Transporte público Frota mista Veículos elétricos Otimização |
Resumo: | As the environmental concerns increase, companies are called upon to adopt
environmentally friendly solutions in their operations. Since the transportation sector counted
for about ¼ of the global carbon dioxide emissions in 2010, transport providers agencies have
been aiming to incorporate electric vehicles in their operations. This trend is observable in bus
urban networks. In order to electrify the bus fleet and make the respective fleet planning
decisions, it is necessary to address the necessary infrastructure requirements considering some
operational constraints and the company´s objectives.
This dissertation proposes a tool based on an optimization model, the MixedBusFleet, that
aims to support transport providers to achieve the electrification of their fleets by minimizing
investment costs, operational costs and the external costs of emissions. The MixedBusFleet
model considers: (i) location of charging station; (ii) frequency of charging; (iii) charging
strategy; (iv) battery type; (v) fleet dimension and; (vi) an emissions factor. The literature
analyzed throughout this study identified that there is no previous work that incorporates all
these planning objectives in one approach. Therefore, the proposed model aims to fill this gap.
To illustrate the potential of the model, it was applied to part of the network of a public
transport company operating in Lisbon. The case study comprised of 17 bus routes with
predefined demand. The results showed that 133 buses are required to serve all the demand
requiring a total investment of €24 950 000 and 5 fast charging facilities were installed in final
stops. À medida que as preocupações ambientais aumentam, as empresas são incentivadas a adotar soluções ecológicas nas suas operações. O setor de transporte foi responsável por cerca de ¼ das emissões globais de dióxido de carbono em 2010, então, as empresas de transportes têm procurado incorporar veículos elétricos nas suas operações. Para eletrificar uma frota de autocarros e tomar as respetivas decisões de planeamento, é necessário considerar as necessidades de infraestruturas, algumas restrições operacionais e os objetivos da empresa. Esta dissertação propõe uma ferramenta baseada num modelo de otimização, o MixedBusFleet, que visa apoiar as empresas na eletrificação das suas frotas, minimizando os custos de investimento, custos operacionais e os custos externos de emissões. O modelo MixedBusFleet considera: (i) localização da estação de carregamento; (ii) frequência de carregamento; (iii) estratégia de carregamento; (iv) tipo de bateria; (v) dimensão da frota e; (vi) um fator de emissão. A literatura analisada ao longo deste projeto não identificou estudos que incorporassem todos os objetivos de planeamento indicados numa abordagem. O modelo proposto visa então, preencher essa lacuna. Para ilustrar a o potencial do modelo, o mesmo foi aplicado a parte de uma rede de transporte público em Lisboa. O estudo de caso é composto por 17 rotas de autocarros com procura pré-definida. Os resultados revelaram que são necessários 133 autocarros para satisfazer a totalidade da procura, o que requer um investimento total de €24 950 000 e que é necessária a instalação de 5 estratégias de carregamento rápido em paragens. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_raquel_pos_mina.pdf | 729,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.