Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21777
Autoria: Fonseca, Maria do Mar Santos Matos David
Orientação: Simaens, Ana Margarida Madureira
Data: 29-Dez-2020
Título próprio: How is CSR incorporated into a firm's strategy: the pedagogical case study of Henkel
Referência bibliográfica: Fonseca, M. do M. S. M. D. (2020). How is CSR incorporated into a firm's strategy: the pedagogical case study of Henkel [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21777
Palavras-chave: Corporate social responsibility
Strategy
Purposeful business
Responsabilidade social das empresas
Estratégia
Purposeful business
Resumo: Corporate Social Responsibility is a trending subject among company's communication towards their consumers, but the truth is that only a few companies can really own the concept of CSR, by having it as a key factor of its business strategy. The process of successfully implement a strategy that takes into account the impact of their operations in society and the environment constitutes a challenge for the management and it has to include a long-term perspective. This pedagogical case study aims to assess how does Henkel, the world's number one adhesives producer and one of the biggest Home Care and Beauty FMCG companies globally, integrates Corporate Social Responsibility into its business strategy. Moreover, this case will identify Henkel’s driver for being in business, the way it delivers additional value to its various stakeholders and what influence CSR has in the decision-making process and the day-to-day operations. This essay can be a practical tool to comprehend the scale of strategic management on a renowned company, provide guidelines for what is essential when implementing a CSR strategy, and the benefits and challenges that can be meet.
A Responsabilidade Social das empresas (RSE) é uma nova tendência presente nos canais de comunicação dirigidos aos seus clientes, contudo são poucas as empresas que aplicam efetivamente este conceito de Responsabilidade Social como fator chave na sua estratégia de negócio. O sucesso da implementação desta estratégia, que tem em conta o impacto das suas operações na sociedade e no meio ambiente, constitui um desafio para a gestão e deve incluir uma perspetiva a longo-prazo. O presente caso de estudo pedagógico propõe analisar se a Henkel, a maior produtora de "Adhesive Technologies" do mundo e globalmente uma das maiores empresas de "Home Care" e "Beauty Care", integra o conceito de Responsabilidade Social das empresas na sua estratégia de negócio. Adicionalmente, este caso de estudo irá identificar as motivações da empresa para permanecer no negócio, como é que gera valor para os seus "stakeholders" e qual a influência que a RS tem ao longo do processo de tomada de decisão e nas operações do dia-a-dia. Este caso de estudo pedagógico pode ser uma ferramenta prática para compreender a dimensão da gestão estratégica de uma empresa de renome, para apresentar diretrizes sobre os elementos essenciais na implementação de uma estratégia de RSE. assim como os potenciais benefícios e desafios que possam ser apresentados.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_david_fonseca.pdf3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.