Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21766
Autoria: Jain, Pratiksha
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 22-Dez-2020
Título próprio: Disrupting the Indian telecom industry: an analytical research on Reliance Jio network
Referência bibliográfica: Jain, P. (2020). Disrupting the Indian telecom industry: an analytical research on Reliance Jio network [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21766
Palavras-chave: Indian telecom industry
Reliance Jio
OTT
4G internet
VoLTE service
Satisfaction level
Indústria indiana de telecomunicações
Internet 4G
Serviço VoLTE
Nível de satisfação
Resumo: India is currently the second largest market for telecommunications, with the world's second highest consumer base. India's telecom sector has seen a revolutionary transformation since 2016 when Reliance Jio launched its own 4G internet services which offered free calling and unlimited internet data at a very low cost. Not only it disrupted India's telecom market but triggered a catastrophe price war and induced the rapid evolution of the industry. The objective of this contemporary study is to analyze the impact of Reliance Jio on the customers as well as competitors. It also emphasizes on the issues faced by Jio users by analyzing the satisfaction level of customers. This study also plans to analyze the consumer trend on data usage and its impact on OTT market. To accomplish above objectives, the questionnaire is designed and circulated to smartphone users of Pune Urban area. SPSS software is used to analyze data using univariate and multivariate techniques. The study exposes the successful nature of Reliance Jio to become a household name in India and illustrates most customers were satisfied.
Atualmente, a Índia é o segundo maior mercado de telecomunicações, com a segunda maior base de consumidores do mundo. O setor de telecomunicações da Índia tem assistido a uma transformação revolucionária desde 2016, quando a Reliance Jio lançou os seus próprios serviços de Internet 4G que, ofereciam chamadas gratuitas e dados ilimitados de Internet a um custo muito baixo. Reliance Jio perturbou nao só, o mercado de telecomunicações da Índia, como também desencadeou uma concorrência de preços catastrófica que impulsionou a rápida evolução do setor. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do Reliance Jio nos clientes, bem como os concorrentes. Adicionalmente, o estudo salienta as dificuldades sentidas pelos utilizadores da Reliance Jio ao analisar o nível de satisfação dos clientes e analisa a tendência dos consumidores sobre a utilização de dados e seu impacto no mercado OTT. Para atingir os objetivos descritos acima, o questionário é concebido e distribuído aos utilizadores de smartphones da área urbana de Pune. O software utilizado foi o SPSS para analisar os dados, sendo que foram utilizadas técnicas univariadas e multivariadas. O estudo evidência a natureza de sucesso do Reliance Jio e como se tornou um nome conhecido na Índia, mostrando que a maioria dos clientes ficaram satisfeitos.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pratiksha_sanjay_Jain.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.