Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21699
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKalakou, Sofia-
dc.contributor.authorAlvarez, Jonathan Alonso Villanueva-
dc.date.accessioned2021-01-30T09:04:43Z-
dc.date.available2021-01-30T09:04:43Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationALVAREZ, Jonathan Alonso Villanueva - Acceptance and intention to use drone delivery services in the city of Lisbon [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21699>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21699-
dc.description.abstractThe rapid growth of e-commerce and parcel delivery has made last mile deliveries less efficient over the years. Companies are aware of that and continuously try to find solutions for the last mile problem, where the need to lower the costs meets the customer satisfaction. In this context, drone delivery service appears as an innovative technology design to solve these problems. Even though its use is expanding in Europe, its awareness and acceptance in Portugal need to be addressed to plan drone deliveries in urban logistics. This work examines the acceptance and intention to use drone delivery services by consumers in the city of Lisbon. The research is based on primary data collected by a web survey answered by 314 people living in Lisbon, within Portuguese and foreigners aged between 18 to over 65 years old. Aspects like the impact of perceived benefits and concerns on attitude and intention to use are evaluated, as well as the level of awareness and the impact of variables like gender, owning a driving license and area of residency. The results of the study show that the attitude towards drone delivery has an impact on the intention to use it, depending on how people perceive the benefits and concerns. From a managerial perspective, this study serves as information sources for companies planning to invest or implement drone delivery services, as it contains valuable information regarding the factors for consumers’ acceptance.por
dc.description.abstractO rápido crescimento do e-commerce e da entrega de encomendas tornou as entregas ”last-mile” menos eficientes ao longo dos anos. As empresas procuram continuamente encontrar soluções para o problema do “last-mile”, onde a necessidade de reduzir os custos vai ao encontro da satisfação do cliente. Nesse contexto, o serviço de entrega de encomendas por drones surge como um projeto de tecnologia inovador para solucioná-lo. Embora a sua utilização esteja a expandir-se na Europa, a sua sensibilização e aceitação em Portugal têm de ser dirigidas para planear as entregas de drones na logística urbana. Este trabalho analisa a aceitação e intenção de utilização dos serviços de entrega por drones por parte dos consumidores da cidade de Lisboa. A pesquisa baseia-se em dados primários recolhidos por inquérito online respondido por 300 pessoas residentes em Lisboa, entre portugueses e estrangeiros com idades compreendidas entre os 18 e mais de 65 anos. São avaliados aspetos como o impacto dos benefícios e preocupações percebidas sobre a atitude e intenção de uso, assim como o nível de consciência e variáveis como género, carta de condução e área de residência. Os resultados do estudo mostram que a atitude em relação à entrega por drone tem impacto na intenção de usá-lo, dependendo de como as pessoas percecionam os benefícios e as preocupações. Do ponto de vista da gestão, este estudo serve como fonte de informação para empresas que planeiam implementar serviços de entrega por drones, pois contém informações valiosas sobre os fatores de aceitação dos consumidores.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDrone deliverypor
dc.subjectConsumer acceptancepor
dc.subjectIntention to usepor
dc.subjectEntrega por dronepor
dc.subjectAceitação do consumidorpor
dc.subjectAtitude -- Attitudepor
dc.subjectIntenção de usopor
dc.titleAcceptance and intention to use drone delivery services in the city of Lisbonpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202576183por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.date.embargo2023-11-25-
dc.subject.jelL9-
dc.subject.jelM19-
dc.subject.jelO30-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growth-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Jonathan_Villanueva_Alvarez.pdf32,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.