Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21678
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPiçarra, Clara Afonso de Azevedo de Carvalho-
dc.contributor.advisorFlorêncio, Fernando José Pereira-
dc.contributor.authorBanze, Irene Maria Lousada-
dc.date.accessioned2021-01-29T14:36:07Z-
dc.date.available2021-01-29T14:36:07Z-
dc.date.issued2020-01-27-
dc.date.submitted2019-11-
dc.identifier.citationBANZE, Irene Maria Lousada - O ensino colonial em Moçambique: as missões religiosas no sul de Moçambique como instituições de habilitação para africanos (1911-1975) [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2019. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21678>.por
dc.identifier.isbn978-989-781-400-6por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21678-
dc.description.abstractCom enfoque no ensino para Africanos no sul de Moçambique, a presente tese descreve e analisa o funcionamento das missões protestantes e católicas no Ensino para Africanos durante a colonização. Conquanto o foco da análise esteja entre 1933 e 1974, por ser este o período a que as narrativas dizem respeito, a tese inicia com uma abordagem histórica sobre as missões em África no século XIX. Descreve-se, na abordagem, a expansão da ação católica, realizada pelas ordens religiosas, e o lançamento da obra protestante liderada pelas sociedades missionárias anglófonas, anglo-germânicas e anglosaxónicas. A missionação em África encontra eco na Conferência de Berlim, em 1884- 85, onde foi deliberado que o ensino para Africanos seria missionário. A industrialização da África do Sul, que atinge o pico com a descoberta do ouro, em 1886, catalisa fluxos laborais de africanos da África Austral para África do Sul, e a aglomeração de missionários, que ganham convertidos africanos nas zonas rurais e industriais, afirmaram, assim, os alicerces da missionação na região. O Tratado Luso-Britânico, de 1891, ao ratificar a incumbência, consignada na Conferência de Berlim, de serem os missionários a "civilizar" os africanos através de educação para o trabalho e moralização, impulsionou o lançamento da ação missionária protestante no sul de Moçambique entre 1880 e 1910, uma ação conjunta dos missionários na África do Sul e convertidos africanos. A partir de 1911 toda a missionação ficou sujeita à legislação portuguesa até que, com a Concordata de 1940, a Igreja Católica ficou desvinculada e as missões protestantes aprisionadas. A tese baseou-se em 45 entrevistas a atores da época colonial, designadamente, professores, enfermeiros, liceais, prestadores de serviços.por
dc.description.abstractFocusing on African education in Southern Mozambique, the thesis describes and analyses the role of Protestant and Catholic missions in African education during the colonial regime. Notwithstanding that the focus of the analysis is on the years between 1933 and 1974 since that is the period covered in the interviews, the thesis begins with an historical account of missions in Africa during the 19th century. The historical account details the expansion of the Catholic missions by religious orders, and the Protestant move towards missionization by the Anglophone, Anglo-German and Anglo-Saxon Missionary Societies. Africa’s missionization was given a go-ahead by the 1884-85 Berlin Conference, as it ruled that African education be missionary. The industrialization of South Africa that attained its peak in 1886 with the discovery of gold, had a catalyzing effect on the influx of African labor migrants from Southern Africa to South Africa where the missionary clusters converted the African migrants in the rural and industrial areas; thus, setting the foundations of missionization in the region. The 1891 Portuguese-British Treaty, by ratifying the role assigned to the missionaries at the Berlin Conference, whereby missionaries should, through education and moralization "civilize" Africans, propelled the joint participation of missionaries based in South Africa and their African converts to set-up protestant missions in Southern Mozambique, between 1880 and 1891. From 1911 onwards, all missionary work in Mozambique was subject to Portuguese legislation until the signing of the 1940 Concordat that released the Catholic Church and left the Protestant missions bound. The thesis has been compiled through data from 45 interviewees, who played key roles in the colonial regime namely, teachers, nursing staff, college students and workers of the public and private sectors.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F79625%2F2011/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMissãopor
dc.subjectCircunscriçãopor
dc.subjectConversãopor
dc.subjectCivilizaçãopor
dc.subjectEnsino rudimentarpor
dc.subjectMissionpor
dc.subjectNative territorypor
dc.subjectConversionpor
dc.subjectCivilizationpor
dc.subjectRudimentary educationpor
dc.titleO ensino colonial em Moçambique: as missões religiosas no sul de Moçambique como instituições de habilitação para africanos (1911-1975)por
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101559925por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameDoutoramento em Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_irene_lousada_banze.pdf7,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons