Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21677
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Susana Henriques-
dc.contributor.authorAnjos, Catarina Jorge da Fonseca-
dc.date.accessioned2021-01-29T12:56:56Z-
dc.date.available2021-01-29T12:56:56Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.date.submitted2020-11-
dc.identifier.citationANJOS, Catarina Jorge da Fonseca - The impact of Instagram influencer marketing in the restaurant industry [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21677>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21677-
dc.description.abstractIn Portugal, the restaurant market has been increasingly growing and thus, in order to differentiate themselves from the competition, restaurants should try to provide their consumers with the best experience possible. However, when improving their offer, they should also communicate it and draw the attention of the public, taking advantage of all available means of communication and opting for the most effective marketing techniques. Therefore, the main objective of this dissertation is to study the six dimensions that encompass a set of digital influencers’ characteristics and to understand if this is actually a communication channel that positively impacts the Portuguese restaurant sector. In order to draw relevant conclusions, a research model based on the study hypotheses was developed, after a detailed literature review was carried out where several concepts, data and theories from all over the world related to the topic in question were explored. On the other hand, a survey was also conducted which obtained 395 valid answers, as well as a focus group in which 6 individuals participated. Finally, after analysing all the information gathered, it was concluded that of the six dimensions of the research model, only one has no impact on the increase of potential clients in restoration. In this way, the remaining five are considered to be sufficiently differentiating to arouse consumer interest in visiting restaurants promoted by Instagram influencers.por
dc.description.abstractEm Portugal, o mercado da restauração tem vindo a crescer cada vez mais e por isso, de modo a diferenciarem-se da concorrência, os restaurantes devem tentar proporcionar aos seus consumidores a melhor experiência possível. No entanto, ao melhorar a sua oferta devem também comunicá-la e chamar a atenção do público, aproveitando todos os meios de comunicação disponíveis e optando pelas técnicas de marketing mais eficazes. Logo, o principal objetivo desta dissertação recai em estudar as seis dimensões que englobam um conjunto de características dos influenciadores digitais e perceber se de facto é um canal de comunicação que impacta positivamente o setor dos restaurantes portugueses. Com o fim de tirar conclusões relevantes, foi elaborado um modelo de investigação com base nas hipóteses de estudo, após ter sido levada a cabo uma detalhada revisão de literatura onde foram explorados diversos conceitos, dados e teorias de todo o mundo relativos ao tema em questão. Por outro lado, foram também desenvolvidos um questionário que obteve 395 respostas válidas, bem como um focus group onde participaram 6 indivíduos. Finalmente, após analisar toda a informação recolhida, concluiu-se que das seis dimensões do modelo de investigação, apenas uma não tem qualquer impacto no aumento de potenciais clientes na restauração. Assim sendo, as restantes cinco dimensões são consideradas suficientemente diferenciadoras para despertar interesse nos consumidores em visitar os restaurantes promovidos pelos influenciadores do Instagram.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRestaurantspor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectInfluencer marketingpor
dc.subjectPotential customers reachpor
dc.subjectRestaurantepor
dc.subjectMarketing de influênciapor
dc.subjectAumento de potenciais clientespor
dc.titleThe impact of Instagram influencer marketing in the restaurant industrypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202576116por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelL83-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Catarina_Fonseca_Anjos.pdf35,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.