Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21571
Autoria: Almeida, Isabela dos Santos
Orientação: Lapa, Tiago
Data: 23-Dez-2020
Título próprio: Mediação ativa: práticas educativas parentais em relação à internet no Brasil e em Portugal
Referência bibliográfica: Almeida, I. dos S. (2020). Mediação ativa: práticas educativas parentais em relação à internet no Brasil e em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21571
Palavras-chave: Internet
Crianças
Pais
Mediação
Diálogo
Análise crítica
Children
Parents
Mediation
Dialogue
Critical analysis
Resumo: Este trabalho tem como objetivo perceber, através da análise das entrevistas aos pais e respetivos filhos dos 7 aos 11 anos no Brasil e em Portugal, se a mediação denominada ativa permite uma análise crítica e uma resposta mais positiva por parte dos filhos sobre o que assistem quando estão online. Para esta observação, partimos das perspectivas mais deterministas, contrapomos com autores que defendem mudanças no contexto familiar aos quais as crianças estão inseridas ou a mudança na forma como a infância é considerada pela sociedade. Estas alterações são interligadas com a necessidade de utilização frequente dos novos media. Torna-se então pertinente mencionar a literacia mediática e quais são os fatores que podem ser considerados para a infoexclusão. Consideraremos a compreensão como componente da literacia mediática, fundamental para a análise das entrevistas. Como estratégia metodológica foi escolhido o método qualitativo através de entrevistas semi-diretivas, no sentido de abrir a oportunidade para opiniões e respeitar assim a busca da construção da identidade da criança, através das respostas que quisessem dispor. Como conclusão, tornou-se possível perceber que o diálogo é uma forma construtiva de analisar os conteúdos visualizados na internet. As variáveis escolaridade e literacia mediática têm influência na troca de informações entre pais e filhos. No entanto, sublinho que a pesquisa demonstrou que o esforço do diálogo, ainda que possa não ser a solução definitiva, desenvolve a capacidade crítica, essencial para uma utilização mais consciente deste instrumento chamado internet.
This work’s objective is to understand, throught the analysis of parents and children from 7 to 11 years interviews in Brasil and Portugal, if the mediation considered active allows a critical perspective and a more positive answer by children about what they watch when they are online. For this analysis, we will start from more determinists perspectives, comparing with authors that defend changes in families contexts that children are included or the way society consider children. These changes are connected with the frequent necessity to use the new media. Than becomes crucial to mention media literacy and what are the factors considered for digital divide. It will be considered compreension as component of literacy, essencial for the interviews analysis. As methodologial strategy was chosen the qualitative method throught semidirective interviews, in order to open the opportunity for opinions and respect the construction of children’s identity, throuth their answers. As conclusion, it was possible to understand that the dialogue is a constructive way to analyse viewed contents on the internet. The variables scolarship and media literacy have influence in the change of information between parents and children. However, the research has demonstrated the effort of dialogue, even if it’s not a definitive solution, develops the critical capacity, essencial to a more conscious use of this instrument called internet.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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