Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21559
Autoria: Santos, Pedro Henrique Mira Lopes dos
Orientação: Silva, Sílvia Agostinho da
Data: 15-Dez-2020
Título próprio: Millenials on board and generation z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações
Referência bibliográfica: SANTOS, Pedro Henrique Mira Lopes dos - Millenials on board and generation Z taking off: um olhar sobre os fatores motivadores, a satisfação e o bem-estar das duas gerações [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21559>.
Palavras-chave: Geração Y
Geração Z
Fatores motivadores
Bem-estar -- Welfare
Satisfação no trabalho
Turnover
Generation Y
Generation Z
Motivational factors
Job satisfaction
Resumo: As gerações mais jovens que constituem ou estão a ingressar hoje a workforce, cresceram num mundo pautado por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Concretamente, as gerações Millennial (Y) e Z são exigentes com a sua motivação, satisfação e bem-estar. Nos últimos anos foram realizados vários estudos centrados nas gerações no contexto organizacional. A investigação que existe sobre os Millennials, revela que ainda é necessário compreender melhor questões relacionadas com fatores motivadores, satisfação e bem-estar e que, no caso da geração Z, o que se sabe é reduzido. O objetivo será caraterizar e diferenciar a geração Millennial e Z quanto a fatores motivadores, satisfação e bem-estar. Com efeito, realizou-se um estudo exploratório qualitativo a 24 jovens: 13 da geração Z e 11 da geração Millennial, utilizando entrevistas semiestruturadas. Para a análise de conteúdo, criou-se um sistema de categorias (template) através de uma abordagem indutiva e dedutiva apoiada no Software MaxQDA2020. Nos resultados foi possível identificar os principais fatores motivadores destacados foram: um bom equilíbrio vida-trabalho; relações com os outros e ambiente de trabalho positivos; o reconhecimento, sobretudo verbal, mas também monetário; e, com menor importância, um trabalho que contribua para o desenvolvimento e crescimento, pessoal e profissional e progressão de carreira. Sobre diferenças entre gerações, a geração Z exibe maior exigência com a generalidade dos fatores motivadores, satisfação e bem-estar e maior diversidade de fatores face aos Millennials, reforçando a ideia da dificuldade de corresponder às suas expetativas, em comparação aos Millennials. Por fim, contemplou-se sugestões para pesquisas futuras.
The younger generations that make up or are entering the workforce today, have grown up in a world marked by constant and evermore rapid change. To be specific, Millennial (Y) and Z generations are exigent with their motivation, satisfaction and well-being. Recently, several studies have been conducted focusing on generations in the organizational context. Research that already exists on Millennials, reveals that it is still necessary to better understand issues related to motivational factors, satisfaction and well-being and also that, in the case of generation Z, what is known is reduced. The aim will be to characterize and differentiate the Millennials and Z generation in terms of motivational factors, satisfaction and well-being. A qualitative exploratory study was carried out on 24 young people, 13 from generation Z and 11 from generation Millennial, using semi-structured interviews. For the content analysis, a category system (template) was created through an inductive and deductive approach supported by MaxQDA2020 software. In the results, the main motivational factors highlighted were a good work-life balance; positive relationships with others and work environment; recognition, mainly verbal, but also monetary; and, with less importance, work which contributes to personal and professional development and growth, and career progression. Regarding differences between generations, it was found that Z generation exhibits a greater exigency with the generality of motivational factors, satisfaction and well-being and a greater diversity of factors in comparison to Millennials, reinforcing the difficulty of meeting their expectations, in comparison to Millennials. Finally, suggestions for future research were considered.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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