Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21526
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Sibila-
dc.contributor.authorMendes, Margarida Marques-
dc.date.accessioned2021-01-25T19:24:52Z-
dc.date.available2021-01-25T19:24:52Z-
dc.date.issued2020-12-28-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationMENDES, Margarida Marques - A beleza do eco-label: preferência dos consumidores face a vegetais e frutas ecológicos [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/21526>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21526-
dc.description.abstractNestes últimos anos, as pessoas tornaram-se cada vez mais atentas às questões éticas e sociais que advém do consumo, no entanto num período de um ano cada 1/3 dos alimentos no mundo perde-se ou é desperdiçado devido aos padrões de qualidade existentes no mesmo. No ato da compra os consumidores definem as suas preferências através das características do produto. Características estas que influenciam o seu consumo, fazendo com que os consumidores tenham vontade de comprá-lo. Surge o termo "green halo" que consiste num tipo de efeito de halo onde existe uma preferência por produtos cujo rótulo indica que são biológicos. Assim, os consumidores acreditam que este tipo de produtos são a melhor alternativa de consumo, visto que este rótulo tende a melhorar a sua avaliação sensorial. A presente investigação pretende então analisar a preferência dos consumidores por frutas e legumes feios e bonitos, verificando se esta é influenciada pela existência de um rótulo biológico. Procedeu-se à realização de um questionário e o mesmo foi aplicado a 201 participantes, entre os 18 e os 65 anos, que foram aleatoriamente distribuídos por 4 condições experimentais: alimento bonitos sem rótulo, alimentos feios sem rótulo, alimentos bonitos com rótulo e alimentos feios com rótulo. Os resultados demonstraram que aparência não condiciona o consumo dos alimentos, no entanto na presença do rótulo estes são percecionados como mais saborosos e como uma melhor alternativa. Concluiu-se assim que a utilização do rótulo biológico se torna vantajosa para o consumo de alimentos considerados "feios".por
dc.description.abstractIn recent years, people have become increasingly aware of the ethical and social issues that arise from consumption, however over a period of one year every 1/3 of the food in the world is lost or wasted due to existing quality standards the same. At the time of purchase, consumers define their preferences through the characteristics of the product. These characteristics influence their consumption, making consumers want to buy it. The term "green halo" appears, which consists of a halo effect where there is a preference for products whose label indicates that they are organic. Thus, consumers believe that this type of product is the best alternative for consumption, since this label tends to improve their sensory evaluation. The present investigation intends to analyze the consumers' preference for ugly and beautiful fruits and vegetables, checking if it is influenced by the existence of an eco-label. A questionnaire was carried out and it was applied to 201 participants, between 18 and 65 years old, who were randomly assigned to 4 experimental conditions: beautiful food without a label, ugly food without a label, beautiful food with an eco-label and ugly food with an eco-label. The results showed that appearance doesn’t affect food consumption, however, in the presence of the label, it is perceived as tastier and as a better alternative. It was concluded that the use of the eco-label becomes an advantage for the consumption of foods considered "ugly".por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesperdício alimentarpor
dc.subjectAspeto dos alimentospor
dc.subjectRótulo biológicopor
dc.subjectFruta bonitapor
dc.subjectFruta feiapor
dc.subjectFood wastepor
dc.subjectFood appearancepor
dc.subjectOrganic labelpor
dc.subjectBeautiful fruitpor
dc.subjectUgly fruitpor
dc.titleA beleza do eco-label: preferência dos consumidores face a vegetais e frutas ecológicospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202572455por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.subject.apa3000-
dc.subject.apa3920-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
dc.subject.apa13900 Consumer psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_margarida_marques_mendes.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.