Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21454
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo-
dc.contributor.authorCouñago, Pedro Miguel Lourenço-
dc.date.accessioned2021-01-21T15:49:58Z-
dc.date.available2021-01-21T15:49:58Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationCouñago, P. M. L. (2020). Twitter e Web Summit 2019: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21454pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21454-
dc.description.abstractA presente dissertação refere-se a um estudo de caso feito através do Twitter relativamente a um dos eventos mais importantes no contexto português: o Web Summit, sendo, neste caso, o estudo referente à edição de 2019. Para tal, são recolhidos tweets com recurso a software especializado que consegue traduzir os mais variados detalhes sobre o evento e, enfim, qual o estado de espírito, as ideias chave a reter para próximas edições e, como objetivo último, quais os líderes de opinião. Pretende-se fazer uma fiel análise daquelas que são as principais incidências neste evento tecnológico, criando-se uma rede que permita conhecer quais os principais temas, quem tem mais relevância para a rede social no evento e também que laços se formam entre os principais líderes de opinião e os seus seguidores. Para tal, passarei por algumas definições importantes de redes sociais digitais, líderes de opinião, a importância do Twitter e das redes sociais na análise de eventos, entre outros. É preciso uma análise conceptual destes termos visto que a morfologia da construção das redes entre os indivíduos mudou, com agora as redes sociais a terem um papel importantíssimo na interação e junção de indivíduos com os mesmos tipos de interesse, muito graças ao fenómeno da homofilia. Eventos como o Web Summit têm grande importância para o país, porque contemplam um nível de aposta grande, captando diversos públicos-alvo, algo que não é feito totalmente de forma imparcial, procurando eu analisar de forma crítica aquilo que é dito pelos marcadores de tendências.por
dc.description.abstractThe present document refers to a case study that uses Twitter and analyzes one of the most importante events on Portugal: Web Summit, with the study relating to the 2019 edition. It relies on a great number of tweets that use especialized software that can translate the various details about the people that write them and the main themes discussed. It can also show the general spirit about the event, the key ideas to retain for next editions and, lastly, who are the opinion leaders. This work pretends to do a reliable analysis of this tecnological event, creating a network that allows us to know the main themes, who has the most relevance to the social network of the event and also the relationships formed between the main opinion leaders and their followers. I´ll go through some important definitions of digital social networks, opinion leaders, the importance of Twitter and social networks sites in the analysis of events, among others. Also, I’ll do a conceptual analysis to understand the morphology in the relations of individuals, with social network sites having a very importante role to play in the construcion of stronger bonds and aligning people with same interests, mainly because of the homofilia phemomenon. Events like Web Summit have huge importance to the organizing country, since they try to capture diferente targets, not always in an impartial manner. Because of that, it is important to do a critical analysis of what is written by the opinion leaders and trend setters.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectWeb Summitpor
dc.subjectLíderes de opiniãopor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.subjectAnálise de eventospor
dc.subjectSocial mediapor
dc.subjectOpinion leaderspor
dc.subjectDigital social networkspor
dc.subjectSocial media sitespor
dc.subjectEvent analysispor
dc.titleTwitter e Web Summit 2019: Um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202571505por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Novos Mediapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_lourenco_counago.pdf947,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.