Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21417
Autoria: Cabeçana, Patricia Alexandra Morais
Orientação: Rosa, Álvaro Augusto
Fernandes, Alexandra Etelvina Martins Marques
Data: 22-Dez-2020
Título próprio: Intenções empreendedoras de diplomados da geração millennials
Referência bibliográfica: Cabeçana, P. A. M. (2020). Intenções empreendedoras de diplomados da geração millennials [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21417
Palavras-chave: Empreendedorismo
Intenções empreendedoras
Inovação
Millennials
Entrepreneurship
Entrepreneurial intentions
Innovation
Resumo: O Empreendedorismo é reconhecido como uma ferramenta poderosa para a criação de empregos e o crescimento económico, que proporciona também uma melhoraria na competitividade e inovação. Contudo ao longo do tempo tem vindo a existir um declínio na preferência pelo autoemprego, pelo que o objetivo desta dissertação é explorar a veia empreendedora dos recém-diplomados, nomeadamente as suas intenções de começar um negócio próprio, realizando uma investigação em busca dos fatores motivacionais que influenciam o comportamento empresarial deste grupo-alvo. A investigação tem um cariz quantitativo, na qual foi aplicado um questionário com uma amostra de 215 respostas válidas de diplomados da geração Millennials de várias áreas de formação. As hipóteses de investigação desenvolvidas assentam na revisão de literatura desenvolvida, onde se analisou várias dimensões como o Ambiente Empreendedor Envolvente, a Atração Profissional, a Avaliação Social, a Capacidade Empreendedora, os Objetivos Empreendedores e a Educação Empreendedora. Os resultados da investigação empírica realizada no âmbito desta dissertação mostram que as dimensões com maior influencia na Intenção Empreendedora dos diplomados são a Atração Profissional, nomeadamente a Perspetiva Futura, e a Capacidade Empreendedora, revelando que os diplomados desta geração sentem-se aptos e prontos para criar um negócio próprio. Contudo, a Avaliação Social e a Educação Empreendedora viram demonstrar não ser consideradas importantes para este grupo-alvo.
Entrepreneurship is recognised as a powerful tool for job creation and economic growth, which also provides improved competitiveness and innovation. However, over time there has been a decline in the preference for self-employment, so the aim of this dissertation is to explore the entrepreneurial vein of newcomers, namely their intentions to start their own business, conducting research in search of the motivational factors that influence the entrepreneurial behaviour of this target group. The research has a quantitative nature, in which a questionnaire was applied with a sample of 215 valid answers from graduates of the Millennials generation of various training areas. The research hypotheses developed are based on the literature review developed, where several dimensions were analysed such as the Entrepreneurial Environment, Professional Attraction, Social Assessment, Entrepreneurial Capacity, Entrepreneurial Objectives and Entrepreneurial Education. The results of the empirical research carried out in the scope of this dissertation show that the dimensions with greater influence on the Entrepreneurial Intention of the graduates are the Professional Attraction, namely the Future Perspective, and the Entrepreneurial Capacity, revealing that the graduates of this generation feel able and ready to create their own business. However, Social Assessment and Entrepreneurial Education have shown that they are not considered important for this target group.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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