Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21401
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGrilo, Teresa Sofia-
dc.contributor.authorSousa, Francisca Fortunato de-
dc.date.accessioned2021-01-20T15:02:16Z-
dc.date.available2021-01-20T15:02:16Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.date.submitted2020-09-
dc.identifier.citationSousa, F. F. de. (2020). Warehousing process improvement: The case of an airline company [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21401pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21401-
dc.description.abstractWith the intensification of competitiveness between airlines, there is a need to reflect on the management of airline operations. Logistics is not an exception, as it has a direct impact on operations and consequently the numbers of passengers that the airline will serve. Research suggests that the warehouse is one of the key elements of a supply chain (Frazelle, 2002; Gu, Goetschalckx, & McGinnis, 2007). Of the various activities taking place in the warehouse, order picking is the most costly, representing around 55% of the total costs of the warehouse (De Koster, Le-Duc, & Roodbergen, 2007). The present study investigates how the picking process in inflight catering services warehouse in the company X can be improved to become more efficient. Based on the literature review on strategies to improve the picking process, interviews with warehouse employees, and direct observation and archival records of company X, it was possible to conclude that the adoption of an SKU allocation policy would contribute to a reduction in the distances covered during the picking. Centred on a case study approach, the Storage Location Assignment Problem was solved by formulating a mathematical programming model and subsequently tested for two scenarios. The analysis of the study results allows the conclusion that the adoption of either of the proposed scenarios represents significant improvements compared to the current scenario concerning distances covered. Along with the study elaborated and together with the proposed recommendations, the picking process can be improved to become more efficient.por
dc.description.abstractCom a intensificação da competitividade entre as linhas aéreas surge a necessidade de refletir sobre a gestão das operações. A logística não é exceção, uma vez que impacta diretamente na operação e consequentemente no número de passageiros. Pesquisas sugerem que o armazém é um dos elementos-chave de uma cadeia de abastecimento (Frazelle, 2002; Gu, Goetschalckx, & McGinnis, 2007) e que de entre as diversas atividades nele existentes, o processo de picking é a mais cara, representando cerca de 55% do custos totais do armazém (De Koster, Le-Duc, & Roodbergen, 2007). O presente estudo investiga como o processo de picking no armazém de inflight catering da Empresa X pode ser melhorado para se tornar mais eficiente. Com base na revisão da literatura sobre estratégias para melhorar o processo picking, entrevistas com funcionários do armazém, observação direta e registos em arquivo, foi possível concluir que a adoção de uma política de alocação de SKUs contribuiria para a redução das distâncias percorridas durante o picking. Centrado numa abordagem de estudo de caso, o Storage Location Assignment Problem foi resolvido com a formulação de um modelo de programação matemática e posteriormente testado para dois cenários. A análise dos resultados permite concluir que a adoção de qualquer um dos cenários propostos representa melhorias significativas face ao cenário atual em relação às distâncias percorridas. Com o estudo elaborado e em conjunto com as recomendações propostas, o processo de picking pode ser melhorado para se tornar mais eficiente.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInflight servicespor
dc.subjectOptimizationpor
dc.subjectPickingpor
dc.subjectWarehouse managementpor
dc.subjectStorage location assignment problempor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectGestão de armazénspor
dc.titleWarehousing process improvement: The case of an airline companypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202570983por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.subject.jelC61-
dc.subject.jelL62-
dc.subject.jelM11-
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methods-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisca_fortunato_sousa.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.